Powered By Blogger

terça-feira, 28 de julho de 2015



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Caatinga, Cultivares, Desenvolvimento Sustentável, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Resíduos Sólidos, UCs
Ano 15
28/07/2015

 

Mudanças Climáticas

 
  Sai primeira indicação do que poderá ser o texto da Conferência do Clima de Paris, que ocorrerá em dezembro. O documento tem 18 páginas e levanta muitas perguntas. Do Observatório do Clima -Direto do ISA, 27/7.
  
 

Amazônia

 
  Ambientalistas justificam o rigor do Ibama quanto à exploração do petróleo na foz do Rio Amazonas. Alegam que o fenômeno da pororoca, no caso de derramamentos, pode levar petróleo para o rio, afetando seu curso, suas margens e os ribeirinhos O Globo, 28/7, Panorama Político, p.2.
  
 

Resíduos Sólidos

 
  "De uma só tacada, o Senado decidiu que o lixo deve continuar a se acumular em lugares impróprios Brasil afora e que deve seguir em deterioração o império das leis. O Senado prorrogou os prazos para algo entre julho de 2018 (capitais e regiões metropolitanas) e julho de 2021 (cidades com menos de 50 mil habitantes). Até a véspera do bicentenário da Independência, cabe dizer, como que a marcar que 200 anos não bastaram para resolvermos uma questão básica de saneamento. Toca agora à Câmara dos Deputados debater-se com o insalubre problema. Falta apenas saber se é mais difícil erradicar os lixões deste país ou a irresponsabilidade com que seus parlamentares fazem e desfazem as próprias leis", editorial FSP, 28/7, Editoriais, p.A2.
  
 

Desenvolvimento Sustentável

 
  "A derradeira negociação formal preparatória à Cúpula da ONU que adotará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os próximos quinze anos será encerrada sob a lua cheia de sexta-feira 31 de julho. Mas já parecem bem consolidados os dezessete ODS livremente traduzidos no quadro, mesmo que os próximos quatro dias ainda tragam alterações ao texto da declaração final. Como fazer para que esses dezessete compromissos globais fiquem bem conhecidos, sejam estudados e discutidos, de modo a se tornarem úteis ferramentas de pressão da sociedade civil sobre os governos de cada um dos 193 estados membros da ONU?", artigo de José Eli da Veiga Valor Econômico, 28/7, Opinião, p.A11.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: