t82 Porto Alegre vai ganhar sistema de aluguel de bikes no segundo semestre de 2012
Modelo será semelhante ao adotado no Rio e em São Paulo. Foto: Ricardo Stricher/PMPA
A cidade de Porto Alegre vai se juntar a capitais como São Paulo e Rio de Janeiro no segundo semestre de 2012. A prefeitura do município anunciou, no dia 17 de junho, que vai adotar o sistema de aluguel de bicicletas em 30 pontos da metrópole gaúcha.
De acordo com o prefeito José Fortunati, o projeto faz parte de uma iniciativa local para estimular o uso do transporte alternativo nas ruas da capital. A expectativa é que, até 2014, quando a cidade sediará jogos da Copa do Mundo de futebol, já existam 50 quilômetros de ciclovias disponíveis para a população.
“Estamos trabalhando para criar infraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança, estimulando nos cidadãos a cultura do respeito à bicicleta como meio de transporte”, afirmou Fortunati.
O sistema de aluguel funcionará de forma semelhante aos modelos adotados pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Os usuários poderão acessar as bicicletas por meio da liberação por celular e entregá-las em outro dos 29 pontos instalados na cidade.
O valor do aluguel ainda não foi informado, mas o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, garante que será um “valor simbólico”, já que existem parceiros patrocinando a iniciativa. “O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão”, explicou Cappellari.

*****************

FONTE : * Publicado originalmente no site EcoD.