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segunda-feira, 9 de julho de 2012

PORTO ALEGRE : Polêmica no projeto dos outdoors

Entidades de profissionais e empresários de mídia exterior estão preocupados com o projeto de lei em discussão na Câmara


Sindicatos defendem publicidade nas ruas argumentando que não há excessos em Porto Alegre como há em SP<br /><b>Crédito: </b> vinícius roratto
Sindicatos defendem publicidade nas ruas argumentando que não há excessos em Porto Alegre como há em SP
Crédito: vinícius roratto

O projeto de lei que prevê a retirada de outdoors de Porto Alegre, em discussão na Câmara de Vereadores, poderá resultar na redução de postos de trabalho. A preocupação é compartilhada pelos sindicatos de trabalhadores e empresas. Hoje, o mercado de mídia exterior é responsável pela geração de 4 mil empregos diretos e 20 mil indiretos só na Capital.

O presidente do Sindicato dos Publicitários, Agenciadores de Propaganda e Trabalhadores em Empresas de Publicidade do RS (Sinpaptep/RS), Jurandir de Oliveira Maciel, ressaltou que, caso a proposição venha a ser aprovada, poderá haver redução de até 50% na mão de obra. "Milhares de famílias dependem do salário desses trabalhadores", diz.

Segundo Maciel, o sindicato pretende procurar nos próximos dias a Câmara para discutir o assunto. "O país precisa de leis que protejam o trabalhador e não que causem desemprego", destaca. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Mídia Exterior do Rio Grande do Sul (Sindipainéis), Paulo Garcia, as empresas foram pegas de surpresa com a proposta. "É uma iniciativa que vem na contramão da economia brasileira, que é a da geração de emprego e renda", acrescenta. Segundo ele, as grandes empresas que atuam na Capital e são responsáveis por 80% do mercado respeitam as regras. "Não somos uma cidade como São Paulo, que tem excesso de painéis", destaca.

O diretor de uma empresa de mídia João Pedro Silveira também argumenta que a propaganda de mídia exterior na Capital não é tão agressiva quanto a de São Paulo. Segundo ele, as empresas têm respeitado as normas estabelecidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Por outro lado, Silveira destaca que a lei poderá ajudar a retirar do mercado os clandestinos que prejudicam o trabalho de empresas que geram milhares de empregos. Outra preocupação do diretor da empresa é com a formação de novos publicitários, que a cada semestre deixam as universidades gaúchas. "O mercado de mídia exterior é mais uma opção para esses jovens. Temos que respeitar a legislação, mas é fundamental que não ocorra a redução de empregos", assinala.

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