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segunda-feira, 31 de outubro de 2022
Sugestões para Comunicação sobre Mudanças Climáticas
É assustador, mas a luta contra as mudanças climáticas está longe de estar perdida. Os piores impactos ainda podem ser evitados se agirmos agora.
Comunicar sobre as mudanças climáticas é educar e mobilizar o público para tomar medidas para enfrentar a crise climática. Todos podem participar elevando sua voz, compartilhando soluções e defendendo mudanças – moldadas por diferentes experiências, contextos culturais e valores subjacentes.
Se você estiver criando um produto de comunicação – como um vídeo, um podcast, um artigo escrito ou um gráfico sobre mudanças climáticas – lembre-se das dicas a seguir para torná-lo um conteúdo valioso, eficaz e confiável.
1. Use informações científicas confiáveis
pêndulo
PORQUE?
A desinformação e a desinformação são generalizadas sobre a questão das mudanças climáticas – e são grandes obstáculos para o progresso no combate à crise climática. O conteúdo enganoso ou enganoso distorce a percepção da ciência e das soluções climáticas, cria confusão e muitas vezes leva a atrasos na ação ou mesmo a ações prejudiciais. “A retórica e a desinformação sobre as mudanças climáticas e o enfraquecimento deliberado da ciência contribuíram para percepções errôneas do consenso científico, incerteza, risco desconsiderado e urgência e dissidência”, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( IPCC ).
QUÃO?
Verifique suas fontes. Ao compartilhar fatos e números, certifique-se de que eles venham de uma fonte confiável, baseada na ciência (consistente com o consenso científico mais recente) e objetiva (não tendenciosa ou influenciada por incentivos financeiros ou políticos). Os artigos revisados por pares (revisados por especialistas na mesma área antes da publicação) geralmente fornecem as informações mais confiáveis. Uma fonte de autoridade única é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU , cujas avaliações abrangentes são escritas por centenas de cientistas líderes, com contribuições de milhares de especialistas e endossadas por seus 195 países membros.
Pare de desinformação. Coisas que você publica online podem se espalhar muito rápido. Faça uma pausa antes de compartilhar algo. Descubra quem o fez, em quais fontes se baseia, quem pagou por ele e quem pode estar lucrando com isso. Se você detectar desinformação entre seus seguidores, refute-a usando o modelo ‘Fato, Mito, Falácia’ , que pode ajudar a transmitir sua mensagem de uma forma que vai ficar.
Cuidado com o greenwashing (apresentar uma empresa ou produto como ecologicamente correto quando na verdade não é). Verifique novamente o que a empresa está realmente fazendo para reduzir sua pegada de carbono e cumprir suas promessas climáticas, e promova apenas marcas genuinamente sustentáveis que atendam a determinados critérios mínimos . Ao aceitar um trabalho que seja financeiramente recompensador, tenha o cuidado de desafiar a tarefa para garantir que ela promova comportamentos sustentáveis.
Use mensageiros confiáveis. Decompor a ciência por trás das mudanças climáticas é complexo, mas os mensageiros certos podem envolver o público. Como um criador de conteúdo estabelecido, você já pode ser um mensageiro confiável para seu público. Se você trouxer outros mensageiros, considere cientistas respeitados (cujos artigos se referem a revistas científicas revisadas por pares ou estudos conduzidos por instituições de pesquisa ou universidades respeitáveis), apresentadores do tempo e médicos, todos amplamente confiáveis . Muitas vezes, as comunicações climáticas mais impactantes também vêm de “ pessoas como eu ”, que são afetadas e cuidam.
2. Transmita o problema e as soluções
informação verde
PORQUE?
Explicar a escala da crise climática é importante, mas pode parecer esmagador, levando as pessoas a perder o interesse e se desconectar. A mudança climática é um dos maiores desafios que a humanidade tem enfrentado. É assustador, mas a luta contra as mudanças climáticas está longe de estar perdida. Os piores impactos ainda podem ser evitados se agirmos agora. Uma boa maneira de contornar a desilusão e a “fadiga da crise” é transmitir uma mensagem de esperança focada nas soluções , ajudando as pessoas a se sentirem capacitadas e motivadas a se engajar.
QUÃO?
Conte uma história – torne-a real. A apresentação de dados por si só pode entorpecer o público. Torne-o relacionável, local e pessoal . Histórias individuais podem criar uma conexão emotiva , fazer com que o público se importe e fazer com que os desafios globais compartilhados pareçam menos assustadores. Você nem precisa começar com a palavra ‘clima’, mas comece com uma questão relacionada que seja importante para o seu público. A poluição do ar, por exemplo, que cidades como Dar es Salaam estão combatendo com a introdução de ônibus sem fuligem. Ou novas oportunidades de trabalho oferecidas por projetos de energia limpa, como nesta história da Índia . Ou quedas de energia durante furacões, que Porto Rico está enfrentando com a instalação de energia solar.
Capacite as pessoas. Deixe as pessoas saberem que elas têm o poder de efetuar mudanças. Ação individual e mudança sistêmica andam de mãos dadas . Os indivíduos podem ajudar a impulsionar a mudança mudando os padrões de consumo e exigindo ações de governos e corporações. Pequenos passos de um grande número de pessoas podem ajudar a persuadir os líderes a fazer as grandes mudanças de que precisamos. E quanto mais as pessoas agem agora e defendem a mudança, maior a pressão sobre os líderes para agir.
Vincule-o à justiça. A mudança climática não é apenas uma questão de ciência, é também uma questão de justiça . Os pobres e marginalizados são frequentemente os mais atingidos pelo aumento dos riscos climáticos, como inundações, secas e tempestades. Aqueles que menos contribuíram para as emissões de gases de efeito estufa são frequentemente os mais afetados. E os compromissos financeiros de apoio dos países mais ricos não foram cumpridos. Resolver a crise climática também significa enfrentar a injustiça e a desigualdade, que podem criar oportunidades para todos.
Evite estereótipos . Países mais pobres e comunidades carentes, incluindo povos indígenas que protegeram o meio ambiente por gerações, são muitas vezes retratados apenas como vítimas das mudanças climáticas, em vez de agentes positivos de mudanças. O mesmo é muitas vezes o caso de mulheres e meninas. Certifique-se de destacar as vozes, conhecimentos, inovações, ações positivas e soluções de pessoas de todas as esferas da vida e comunidades de todas as partes do mundo .
3. Mobilize a ação
comunicação
PORQUE?
Precisamos de todas as mãos no convés. Cortar as emissões de gases de efeito estufa para zero líquido até 2050 e reduzi-las pela metade até 2030 requer nada menos do que uma transformação completa de como produzimos, consumimos e nos movimentamos. Pesquisas indicam que a maioria das pessoas ao redor do mundo quer que seus governos tomem medidas e a maioria dos cidadãos em economias avançadas está disposta a fazer mudanças em suas próprias vidas.
QUÃO?
Transmitir urgência. Faça isso agora. Muitas narrativas de desinformação apresentam a ação climática como algo necessário, mas apenas no futuro. Certifique-se de informar às pessoas o que precisa acontecer agora para resolver a crise climática, e essa ação não pode esperar . Estudos também mostraram que explicar as causas humanas das mudanças climáticas aumenta o apoio público para ações urgentes.
Foque nas oportunidades. Deixe seu público animado com as perspectivas de um mundo sustentável. Enfrentar as mudanças climáticas trará uma abundância de oportunidades – empregos verdes, ar mais limpo, energia renovável, segurança alimentar, cidades costeiras habitáveis e melhor saúde. Existem iniciativas climáticas em sua comunidade que enfrentam resistência? Mostre seus benefícios para angariar apoio. Reformular a questão para focar nas perspectivas de um futuro melhor pode estimular a ação.
Torná-lo relevante. Conheça as pessoas onde elas estão – e evite jargões técnicos. Limitar o aquecimento global a 1,5°C, por exemplo, pode ser difícil para as pessoas se relacionarem. Enquadre a questão de uma maneira que ressoe com seu público local, vinculando-a a valores compartilhados como família, natureza, comunidade e religião, por exemplo. Segurança e estabilidade – protegendo o que temos – também foram consideradas estruturas altamente eficazes para criar um senso de urgência.
Envolva a juventude. O movimento global da juventude pelo clima tem desempenhado um papel poderoso na condução de ações e na responsabilização dos líderes. A apresentação de vozes da juventude tornará seu conteúdo mais relacionável aos jovens e envolverá mais jovens em mudanças exigentes. Mas evite apresentar as mudanças climáticas como um problema apenas para as gerações futuras. Está batendo forte agora, e a ação é necessária agora.
Essas diretrizes foram produzidas pelo Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas , em consulta com as Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM), bem como a ACT Climate Labs , Climate Ação Contra a Desinformação (CAAD), a Conscious Advertising Network (CAN), TED Countdown e o Programa de Comunicação sobre Mudança Climática de Yale .
Da ONU, in EcoDebate, ISSN 2446-9394
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