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segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Sugestões para Comunicação sobre Mudanças Climáticas

É assustador, mas a luta contra as mudanças climáticas está longe de estar perdida. Os piores impactos ainda podem ser evitados se agirmos agora. Comunicar sobre as mudanças climáticas é educar e mobilizar o público para tomar medidas para enfrentar a crise climática. Todos podem participar elevando sua voz, compartilhando soluções e defendendo mudanças – moldadas por diferentes experiências, contextos culturais e valores subjacentes. Se você estiver criando um produto de comunicação – como um vídeo, um podcast, um artigo escrito ou um gráfico sobre mudanças climáticas – lembre-se das dicas a seguir para torná-lo um conteúdo valioso, eficaz e confiável. 1. Use informações científicas confiáveis pêndulo PORQUE? A desinformação e a desinformação são generalizadas sobre a questão das mudanças climáticas – e são grandes obstáculos para o progresso no combate à crise climática. O conteúdo enganoso ou enganoso distorce a percepção da ciência e das soluções climáticas, cria confusão e muitas vezes leva a atrasos na ação ou mesmo a ações prejudiciais. “A retórica e a desinformação sobre as mudanças climáticas e o enfraquecimento deliberado da ciência contribuíram para percepções errôneas do consenso científico, incerteza, risco desconsiderado e urgência e dissidência”, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( IPCC ). QUÃO? Verifique suas fontes. Ao compartilhar fatos e números, certifique-se de que eles venham de uma fonte confiável, baseada na ciência (consistente com o consenso científico mais recente) e objetiva (não tendenciosa ou influenciada por incentivos financeiros ou políticos). Os artigos revisados ​​por pares (revisados ​​por especialistas na mesma área antes da publicação) geralmente fornecem as informações mais confiáveis. Uma fonte de autoridade única é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU , cujas avaliações abrangentes são escritas por centenas de cientistas líderes, com contribuições de milhares de especialistas e endossadas por seus 195 países membros. Pare de desinformação. Coisas que você publica online podem se espalhar muito rápido. Faça uma pausa antes de compartilhar algo. Descubra quem o fez, em quais fontes se baseia, quem pagou por ele e quem pode estar lucrando com isso. Se você detectar desinformação entre seus seguidores, refute-a usando o modelo ‘Fato, Mito, Falácia’ , que pode ajudar a transmitir sua mensagem de uma forma que vai ficar. Cuidado com o greenwashing (apresentar uma empresa ou produto como ecologicamente correto quando na verdade não é). Verifique novamente o que a empresa está realmente fazendo para reduzir sua pegada de carbono e cumprir suas promessas climáticas, e promova apenas marcas genuinamente sustentáveis ​​que atendam a determinados critérios mínimos . Ao aceitar um trabalho que seja financeiramente recompensador, tenha o cuidado de desafiar a tarefa para garantir que ela promova comportamentos sustentáveis. Use mensageiros confiáveis. Decompor a ciência por trás das mudanças climáticas é complexo, mas os mensageiros certos podem envolver o público. Como um criador de conteúdo estabelecido, você já pode ser um mensageiro confiável para seu público. Se você trouxer outros mensageiros, considere cientistas respeitados (cujos artigos se referem a revistas científicas revisadas por pares ou estudos conduzidos por instituições de pesquisa ou universidades respeitáveis), apresentadores do tempo e médicos, todos amplamente confiáveis ​​. Muitas vezes, as comunicações climáticas mais impactantes também vêm de “ pessoas como eu ”, que são afetadas e cuidam. 2. Transmita o problema e as soluções informação verde PORQUE? Explicar a escala da crise climática é importante, mas pode parecer esmagador, levando as pessoas a perder o interesse e se desconectar. A mudança climática é um dos maiores desafios que a humanidade tem enfrentado. É assustador, mas a luta contra as mudanças climáticas está longe de estar perdida. Os piores impactos ainda podem ser evitados se agirmos agora. Uma boa maneira de contornar a desilusão e a “fadiga da crise” é transmitir uma mensagem de esperança focada nas soluções , ajudando as pessoas a se sentirem capacitadas e motivadas a se engajar. QUÃO? Conte uma história – torne-a real. A apresentação de dados por si só pode entorpecer o público. Torne-o relacionável, local e pessoal . Histórias individuais podem criar uma conexão emotiva , fazer com que o público se importe e fazer com que os desafios globais compartilhados pareçam menos assustadores. Você nem precisa começar com a palavra ‘clima’, mas comece com uma questão relacionada que seja importante para o seu público. A poluição do ar, por exemplo, que cidades como Dar es Salaam estão combatendo com a introdução de ônibus sem fuligem. Ou novas oportunidades de trabalho oferecidas por projetos de energia limpa, como nesta história da Índia . Ou quedas de energia durante furacões, que Porto Rico está enfrentando com a instalação de energia solar. Capacite as pessoas. Deixe as pessoas saberem que elas têm o poder de efetuar mudanças. Ação individual e mudança sistêmica andam de mãos dadas . Os indivíduos podem ajudar a impulsionar a mudança mudando os padrões de consumo e exigindo ações de governos e corporações. Pequenos passos de um grande número de pessoas podem ajudar a persuadir os líderes a fazer as grandes mudanças de que precisamos. E quanto mais as pessoas agem agora e defendem a mudança, maior a pressão sobre os líderes para agir. Vincule-o à justiça. A mudança climática não é apenas uma questão de ciência, é também uma questão de justiça . Os pobres e marginalizados são frequentemente os mais atingidos pelo aumento dos riscos climáticos, como inundações, secas e tempestades. Aqueles que menos contribuíram para as emissões de gases de efeito estufa são frequentemente os mais afetados. E os compromissos financeiros de apoio dos países mais ricos não foram cumpridos. Resolver a crise climática também significa enfrentar a injustiça e a desigualdade, que podem criar oportunidades para todos. Evite estereótipos . Países mais pobres e comunidades carentes, incluindo povos indígenas que protegeram o meio ambiente por gerações, são muitas vezes retratados apenas como vítimas das mudanças climáticas, em vez de agentes positivos de mudanças. O mesmo é muitas vezes o caso de mulheres e meninas. Certifique-se de destacar as vozes, conhecimentos, inovações, ações positivas e soluções de pessoas de todas as esferas da vida e comunidades de todas as partes do mundo . 3. Mobilize a ação comunicação PORQUE? Precisamos de todas as mãos no convés. Cortar as emissões de gases de efeito estufa para zero líquido até 2050 e reduzi-las pela metade até 2030 requer nada menos do que uma transformação completa de como produzimos, consumimos e nos movimentamos. Pesquisas indicam que a maioria das pessoas ao redor do mundo quer que seus governos tomem medidas e a maioria dos cidadãos em economias avançadas está disposta a fazer mudanças em suas próprias vidas. QUÃO? Transmitir urgência. Faça isso agora. Muitas narrativas de desinformação apresentam a ação climática como algo necessário, mas apenas no futuro. Certifique-se de informar às pessoas o que precisa acontecer agora para resolver a crise climática, e essa ação não pode esperar . Estudos também mostraram que explicar as causas humanas das mudanças climáticas aumenta o apoio público para ações urgentes. Foque nas oportunidades. Deixe seu público animado com as perspectivas de um mundo sustentável. Enfrentar as mudanças climáticas trará uma abundância de oportunidades – empregos verdes, ar mais limpo, energia renovável, segurança alimentar, cidades costeiras habitáveis ​​e melhor saúde. Existem iniciativas climáticas em sua comunidade que enfrentam resistência? Mostre seus benefícios para angariar apoio. Reformular a questão para focar nas perspectivas de um futuro melhor pode estimular a ação. Torná-lo relevante. Conheça as pessoas onde elas estão – e evite jargões técnicos. Limitar o aquecimento global a 1,5°C, por exemplo, pode ser difícil para as pessoas se relacionarem. Enquadre a questão de uma maneira que ressoe com seu público local, vinculando-a a valores compartilhados como família, natureza, comunidade e religião, por exemplo. Segurança e estabilidade – protegendo o que temos – também foram consideradas estruturas altamente eficazes para criar um senso de urgência. Envolva a juventude. O movimento global da juventude pelo clima tem desempenhado um papel poderoso na condução de ações e na responsabilização dos líderes. A apresentação de vozes da juventude tornará seu conteúdo mais relacionável aos jovens e envolverá mais jovens em mudanças exigentes. Mas evite apresentar as mudanças climáticas como um problema apenas para as gerações futuras. Está batendo forte agora, e a ação é necessária agora. Essas diretrizes foram produzidas pelo Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas , em consulta com as Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM), bem como a ACT Climate Labs , Climate Ação Contra a Desinformação (CAAD), a Conscious Advertising Network (CAN), TED Countdown e o Programa de Comunicação sobre Mudança Climática de Yale . Da ONU, in EcoDebate, ISSN 2446-9394

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