Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de abril de 2020

O DIA DA MÃE TERRA - JAMES PIZARRO (DIÁRIO, S.Maria, 21.04.2020)


O dia 22 de abril em todo o mundo é conhecido como “Dia da Mãe Terra”, “Dia do Planeta Terra” ou “Dia da Terra” simplesmente. É um dia usado para reflexão sobre a importância da única morada da nossa espécie e a necessidade de conserva-la para as gerações futuras.

Quem teve a ideia de criar esta data foi o senador norte-americano Gaylord Nelson (falecido em 2005), que comemorou a data pela primeira vez em 22 de abril de 1970 durante um forum que conseguiu chamar a atenção de 20 milhões  de pessoas em todo mundo. Atualmente, com o aumento da problemática ecológica, milhões de pessoas promovem inciativas em seus países no chamado “Dia Internacional da Mãe Terra”, como ficou conhecida oficialmente a data pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Certamente, como ocorre todos os anos, muito pouca coisa será feita publicamente pelas autoridades  para lembrar esta importante data, sobretudo neste tempo de isolamento devido ao coronavírus. Mas felizmente temos a televisão : o canal NATIONAL GEOGRAPHIC vai celebrar, durante todo o dia 22 de abril, a partir das 7h, o “Dia da Terra” com produções especiais, incluindo a nova temporada do ”Brasil Selvagem”. Tive acesso à programação, graças ao boletim da Agência Envolverde e repasso aos leitores interessados em meio ambiente e Ecologia, os quatro tópicos mais importantes da programação noturna: 

Resgate de Leões Marinhos (18h45)Todos os anos, centenas de milhares de animais morrem em redes de pesca descartadas ou perdidas em todo o mundo. Duas mulheres no México estão rastreando dezenas de leões-marinhos entrelaçados que estão sendo mortos lentamente por redes cortando seus pescoços. Veja como eles lideram uma equipe internacional de veterinários e especialistas em vida selvagem para capturar os leões-marinhos e realizar cirurgias delicadas para salvá-los.
Brasil Selvagem: Pantanal (19h30)Para o espectador entrar no clima de Brasil Selvagem, o Nat Geo reprisa dois episódios da primeira temporada de Brasil Selvagem, a Pantanal. A noite começa com o A Savana das Emas que apresenta numerosas espécies, incluindo tamanduás gigantes, lobos guará e as maiores emas que migram para as pastagens do Pantanal durante a estação seca. Na sequência Refúgio das Ariranhas mostra um biólogo procurando uma ariranha no limite sul do Pantanal brasileiro.
Brasil Selvagem: Costa Brasileira (21h00)
A nova temporada da produção original Brasil Selvagem apresenta a gigantesca costa atlântica do país, que abrange 5 dos 6 biomas brasileiros. Águas azuis, verdes, infinitas praias, centenas de ilhas, recifes, costões rochosos, dunas, estuários e baías fazem da costa um dos mais ricos mosaicos de ambientes do mundo. Neste episódio de estreia vamos acompanhar a jornada das gigantes Baleias-Jubarte que todos os anos visitam a nossa costa e conhecer mais sobre a vida dos animais que vivem no Arquipélago de Abrolhos. O programa será exibido no dia 22 de abril às 21h e é uma co-produção com a Cristian Dimitrius produções.
Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos (21h45)
Do produtor executivo Martin Sheen,  a produção é um conto repleto de aventuras e espetacularmente belo sobree o nascimento do movimento global para proteger o mar. Dos mundos subaquáticos de gelo aos santuários de corais reluzentes, descubra o que é preciso para criar um movimento e agregar mudanças positivas.

Espero que seja do agrado de todos. E que todos possam fazer uma bela reflexão sobre nosso lindo planeta.

Além de dar uma folga para o espírito para que - no lugar de tanto ódio, desavença, incompreensão  e morte -  a alma possa respirar vendo belas cenas de ricos ambientes e belos animais que nos dão exemplo de viver na mais absoluta paz.
Que São Francisco, Padroeiro Mundial da Ecologia, abençoe a todos !

Nenhum comentário: