Powered By Blogger

terça-feira, 28 de abril de 2020

O CAMINHO PARA A NOSSA PRÓXIMA PANDEMIA

A humanidade está com grandes problemas – e estamos correndo a toda velocidade em direção a ainda mais perigos. 
Devido ao nosso número crescente, natureza globalizada e hábito de explorar inúmeras espécies de animais silvestres em busca de alimentos e remédios tradicionais, nos tornamos perigosamente vulneráveis ​​a novos patógenos – especialmente aqueles que saltam de animais para humanos.
Esses patógenos, chamados ” zoonoses ” , agora representam  três quartos  de todas as doenças infecciosas emergentes que afetam a humanidade.  
Em nossa história registrada, as principais pragas zoonóticas ocorreram apenas a cada poucas décadas ou séculos. Mas agora estamos praticamente nos afogando em zoonoses – com nomes como HIV, Ebola, gripe aviária, gripe suína, MERS, SARS, febre do Rift Valley, vírus do Nilo Ocidental e vírus do zika. Globalmente, uma nova zoonose perigosa aparece a  cada quatro meses .
Muito se tem falado sobre as condições que podem gerar novas zoonoses. Como os ‘ mercados úmidos ‘ que prevalecem em grande parte da Ásia-Pacífico, África, América Latina e Oriente Médio. E a próspera  carne de caça comercializada  em muitos países em desenvolvimento. 

CORREDORES DE CONTAMINAÇÃO

Mas esses são apenas parte do problema.  
Tão importante quanto isso, novas estradas, infraestrutura e indústrias extrativas, como projetos de mineração e extração de madeira, estão penetrando profundamente nas áreas selvagens remanescentes do mundo – criando  zonas quentes  onde os patógenos podem pular para as pessoas que capturam, matam e matam animais selvagens.    
Globalmente, as estradas quebraram os ecossistemas naturais em  mais de 600.000 peças , com os  trópicos e as áreas agropecuárias mais afetadas .  
Em 2050, projeta-se que  outros 25 milhões de quilômetros de estradas pavimentadas cruzem a Terra – o suficiente para cercar o planeta mais de 600 vezes. Além disso, vastas áreas de ecossistemas nativos serão alteradas por indústrias extrativas, projetos de energia hidrelétrica, ferroviária e de canal e outros desenvolvimentos.
A maioria dos maciços “corredores de desenvolvimento” da África tem custos ambientais e sociais que excederão seus potenciais benefícios econômicos (de W. Laurance et al. 2015. Current Biology 25: 3202-3208).
A maioria dos maciços “corredores de desenvolvimento” da África tem custos ambientais e sociais que excederão seus potenciais benefícios econômicos (de W. Laurance et al. 2015. Current Biology 25: 3202-3208).
De longe, o maior propulsor de novos projetos de infraestrutura, mineração, combustível fóssil e madeira é a Iniciativa Belt & Road da China  . Abrangendo quase 130 países e com um orçamento projetado que pode chegar a US $ 8 trilhões, o Belt & Road será a  maior transação econômica da história da humanidade .
O Cinturão e Rota está sendo  amplamente criticado – até, notavelmente, dentro da China . Isso ocorre devido à percepção generalizada de que está financiando projetos com  sérios riscos ambientais e sociais  que frequentemente  sobrecarregam os países em desenvolvimento com uma dívida externa de risco .
Além disso, muitos projetos de Belt & Road envolvem credores e desenvolvedores chineses pagando os tomadores de decisão locais. Até  o presidente chinês Xi Jinpeng admite que o Cinturão e Rota foi manchado por corrupção generalizada , com empresas, corporações e credores estatais da China sendo desencadeados para buscar estratégias de desenvolvimento agressivas em todo o mundo.

ZONAS QUENTES À FRENTE

À medida que os humanos penetram em áreas remotas da fronteira, eles  liberam os patógenos  que vivem com seus hospedeiros naturais. Tais patógenos podem ser devastadores quando saltam para os seres humanos. Por exemplo, até agora, o Covid-19 causou quase 200.000 mortes e, nos piores cenários, poderia matar de  80 a 300 milhões de pessoas em  todo o mundo.  
Fomos avisados. Com nossos buldôzeres rugindo profundamente em ecossistemas remotos repletos de diversidade biológica e microbiana, estamos criando corredores de contágio – onde caçadores, mineiros, colonos e especuladores de terras podem facilmente pegar novos patógenos que, por sua vez, estimulam pandemias globais.
Sim, o crescente comércio ilegal de animais silvestres e de produtos silvestres é altamente lucrativo – vale centenas de bilhões de dólares anualmente
Nativos da África e da Ásia, os pangolins são as espécies selvagens mais comercializadas no mundo.
Nativos da África e da Ásia, os pangolins são as espécies selvagens mais comercializadas no mundo.
Mas esse comércio ilícito vale o seu custo? Covid-19 revelou que o preço de novos patógenos – em vidas destruídas, sofrimento humano e conflitos econômicos – pode ser muito maior do que a maioria de nós imaginava.  
Lidar com futuras pandemias é a única estratégia viável. Fechar mercados úmidos e operações com carne de animais selvagens é  uma etapa crítica para  impedir o próximo contágio.
Mas isso é apenas parte da solução. Proteger-nos também significa proteger os últimos remanescentes de ecossistemas intactos – para que os patógenos mortais que eles abrigam permaneçam no lugar, em vez de atormentar a humanidade.  
E fazer isso significa interromper as escavadeiras.
Informe da Alert Conservation
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/04/2020
O caminho para nossa próxima pandemia, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/04/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/04/27/o-caminho-para-nossa-proxima-pandemia/.


Nenhum comentário: