Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Coronavírus está ligado a crises climáticas e de biodiversidade

Por Ina Fried*, Axios
Lidar com o coronavírus sem prestar atenção às mudanças climáticas e às crises de biodiversidade seria um erro, dadas as maneiras pelas quais os três estão inter-relacionados, disse um especialista em conservação da vida selvagem ao “Axios on HBO“.
Por que é importante: se não reconhecermos a conexão, provavelmente veremos mais doenças de difícil tratamento saltarem de animais para seres humanos, disse Joe Walston, da Wildlife Conservation Society, em entrevista.
Contexto: Muita atenção concentrou-se nos chamados “mercados” na China, onde muitos animais selvagens são mantidos juntos e vendidos ao homem para consumo. Embora as doenças possam se espalhar dos animais para os seres humanos em outros locais, Walston disse que as chances aumentam muito quando os animais são retirados de seus habitats naturais e colocados sob estresse e próximos a outros animais.
  • O fechamento de tais mercados tornaria muito mais difícil para vírus como o SARS-CoV-2, que causa o COVID-19, pular de animais para humanos, disse ele.
O quadro geral: mais de um bilhão de pessoas a cada ano ficam doentes de doenças relacionadas a animais, disse Walston. Muitas das novas doenças graves mais recentes vieram de animais.
  • A remoção de animais selvagens de seus ambientes interrompe seus ecossistemas nativos, o que prejudica a biodiversidade e agrava as mudanças climáticas, acrescentou.
  • “Quando você remove elefantes das florestas da África Central, remove o principal dispersor de sementes e o principal jardineiro desse sistema, e as florestas começam a se degradar”, disse ele.
Nas entrelinhas: Walston jogou água fria na teoria de que o vírus foi criado em um laboratório ou mesmo de que um laboratório de pesquisa teve um papel importante em sua disseminação. “Antes de passar desse morcego para os humanos, não havia absolutamente nenhuma evidência de que fosse proveniente de qualquer laboratório”.
Walston sugeriu que esse momento perigoso para a humanidade poderia ser um ponto de virada nas três crises se prestarmos atenção ao aviso.
  • “Na verdade, infelizmente, leva as pessoas a morrer na porta das pessoas, a morrer na família das pessoas, para que a chamada de despertar aconteça, que é sempre inevitavelmente mais tarde do que deveria ser. Mas acredito que o mundo está percebendo agora que esses são problemas ambientais, que vão acontecer novamente, a menos que tomemos medidas “.
Conclusão: o ciclo pode facilmente se repetir e se intensificar se não tomarmos as medidas apropriadas.
  • “Temos todo o poder para destruir praticamente tudo”, disse Walston.
* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/04/2020
Coronavírus está ligado a crises climáticas e de biodiversidade, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/04/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/04/30/coronavirus-esta-ligado-a-crises-climaticas-e-de-biodiversidade/.


Nenhum comentário: