Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de abril de 2018



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Agropecuária, Alimentação, Amazônia, Aquecimento global, Compensação Ambiental, Crimes Ambientais, Mineração, Política Socioambiental, Povos Indígenas, Unidades de Conservação, Zona Costeira
Ano 18
04/04/2018


Povos Indígenas



Índios Paresi buscam autonomia para manter lavouras de soja

Os indígenas Paresi do oeste do Mato Grosso estão no centro de uma polêmica iniciada em outubro do ano passado. Em Brasília, suas lideranças se reuniram com a bancada ruralista da Câmara para debater a agricultura mecanizada em terras indígenas. O encontro ocorreu na audiência pública convocada por deputados ligados ao agronegócio e realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, presidida à época por Nilson Leitão (PSDB-MT), conhecido por suas posições anti-indígenas - A Pública, 03/4.

#ABRILindígena: MPF defende compensação a aldeias indígenas em razão do impacto da Mineração Onça Puma

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu contestação contra um pedido feito pela Vale S/A para prevenir o possível levantamento de valores a título de compensação por danos causados às comunidades indígenas afetadas pelo empreendimento Mineração Onça Puma, caracterizado por uma grande exploração de ferroníquel no sul do Pará. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) vai julgar a questão - MPF, 03/4.

 


Amazônia



Amazônia sem cana e proteção ao povo da floresta: ativismo e intenção

Semana passada, a sociedade civil se mobilizou mais uma vez com apoio da população e de artistas contra a aprovação, no Congresso, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 626/2011, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que quer liberar – mas não vai conseguir, pois não vamos deixar!! -, o cultivo de cana-de-açúcar na Amazônia Legal - Conexão Planeta, 03/4.

TAC da Carne no Pará: irregularidades dos frigoríficos passam em branco

De acordo com dados do Inpe, o Pará ocupa o posto de líder de desmatamento na Amazônia Legal desde 2006. Em 2009, quando foram assinados os primeiros Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) da Carne no Pará, mais de 4,2 mil km² de florestas haviam sido derrubadas no estado. Segundo o projeto TerraClass, do Inpe, em 2014 a pecuária ocupava aproximadamente 60% do total de áreas desmatadas em toda Amazônia - O Eco, 04/4.

 


Mineração



Mineradora paralisará atividade em MG

A mineradora Anglo American vai paralisar por 90 dias as atividades de seu mineroduto em Santo Antônio do Grama (a 230 km de Belo Horizonte) para checar se as falhas da linha são estruturais, afirmou o presidente da empresa, Ruben Fernandes, nesta terça-feira (3). A empresa registrou, na semana passada, o segundo vazamento em menos de um mês no mineroduto. O primeiro ocorreu em 12 de março, quando 300 toneladas de minério atingiram o rio e interromperam o fornecimento de água na cidade. No segundo vazamento, foram 174 toneladas, segundo a mineradora - FSP, 04/4, Ciência, p.B5.

Pará quer indenização de R$ 250 milhões de empresa norueguesa

O governo do Pará, do governador Simão Jatene (PSDB), protocolou nesta terça-feira (3) uma ação civil pública ambiental na qual exige R$ 250 milhões da empresa norueguesa Hydro Alunorte pelo despejo de águas não tratadas em Barcarena, a 100 km de Belém. Por meio da Procuradoria-Geral do Estado, o governo solicitou que esse valor seja disponibilizado de forma cautelar ou que a Hydro "apresente garantias idôneas para a reparação dos prejuízos em sua integralidade.” O caso tramita na 1ª Vara Cível e Empresarial de Barcarena - FSP, 03/4, Ambiente.

 


Mudanças Climáticas



'Geoengenharia climática' pode causar desastre e pobres serão mais afetados, dizem especialistas

Em um artigo publicado nesta terça-feira, 3, na revista científica Nature, um grupo de 12 especialistas em mudanças climáticas que atuam em nações em desenvolvimento - incluindo Paulo Artaxo, da USP - faz um apelo inédito para que os cientistas de seus países tomem a linha de frente dos estudos sobre geoengenharia solar. Tema controverso entre os cientistas, a geoengenharia solar é um ramo da geoengenharia climática, que consiste em realizar intervenções em escala geológica para modificar o meio ambiente com o objetivo de reduzir impactos das mudanças climáticas globais - OESP, 03/4, Ciência.

 


Aquecimento global



Por que Brasil se opõe à Europa em corte de emissões de CO2 por navios

Brasil e Europa estão em lados opostos da mesa de negociação em uma batalha que envolve emissão de gases poluentes e transporte de mercadorias pelos mares. De um lado, países desenvolvidos liderados pela União Europeia querem impor metas ambiciosas de redução de CO2 por navios de carga. Eles argumentam que, se nada for feito, os navios serão responsáveis por um quinto do total de emissões causadoras do aquecimento global nos próximos 30 anos. Uma das propostas é eliminar por completo a emissão de CO2 no transporte marítimo até 2050 - BBC, 03/4.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Onevan recebe reivindicações de lideranças indígenas da Aldeia Amambai
Índios desocupam Funai, mas deixam bilhete com ameaça de "parar MS"
Programa Fala Amazônia aborda crimes ambientais na APA do Curiaú
Comissão vai debater os impactos da transposição do Rio Tocantins
Ministério atualiza áreas prioritárias da costa
Relator da MP 809/17 sugere aplicação de recursos de fundo ambiental em educação e turismo
Os efeitos da fraude do Diesel sobre o clima
Como comer o Jenipapo? E quais são os benefícios?
A literatura imaginou primeiro o fim

Nenhum comentário: