Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Desigualdade Social, Energia, Licenciamento Ambiental, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Saneamento, Solo, UCs
Ano 16
23/02/2017

 

Povos Indígenas

 
  Antigo titular ficou no cargo menos de um ano e foi exonerado quatro dias após criar grupo para discutir mudanças - Direto do ISA, 23/2.
  
 

Amazônia

 
  Última entre as grandes tradings de commodities agrícolas a se posicionar no corredor do Tapajós, a Louis Dreyfus Company fechou a compra de um terreno na ilha de Marajó, no Pará, onde pretende construir seu primeiro porto na principal rota de escoamento de grãos do Arco Norte do país Valor Econômico, 23/2, Agronegócios, p.B12.
  
 

Saneamento

 
  Após décadas de promessas, projetos e metas que nunca foram cumpridas, a despoluição da Baía de Guanabara esbarra agora na crise do estado do Rio. Obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía (Psam), iniciadas em 2012, poderão ser paralisadas no dia 20 de março caso não entre em vigor o acordo que prevê socorro financeiro da União ao Rio. O Palácio Guanabara diz que aguarda o aval do Tesouro Nacional para estender por dois anos o prazo de vigência do contrato de financiamento do Psam, firmado com o BID. Por sua vez, o órgão federal afirma que a difícil situação econômica do Rio impede a prorrogação - O Globo, 23/2, Rio, p.12.
  "Mais da metade das crianças deste país chafurda diariamente em dejetos e excreções. Pode haver mais revoltante injustiça social do que impedir que elas acessem um bem público tão essencial para sua saúde e o bem- estar quanto o esgoto? É um escárnio que o saneamento básico - do qual o esgoto é uma das dimensões essenciais, junto com água potável, coleta de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais - não seja aqui assumido como um dos mais elementares direitos humanos", artigo de José Eli da Veiga - Valor Econômico, 23/2, Opinião, p.A15.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: