Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

CODEMIG lança consulta pública para privatizar a água minerais, diga não!


privatização da água

“Vocês estão sentados em cima de uma bela nascente de água e o mundo tem sede”, essa foi uma das frases que Maude Barlow, Presidente do Conselho dos Canadenses e conselheira da ONU disse em sua passagem por Cambuquira (MG) em 2014, para o Fórum das Águas. Na ocasião, Cambuquira recebeu o título de Cidade Azul, comprometendo-se em proteger as águas, como um direito humano e não um bem comercial.
A CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) lançou uma consulta pública sobre a licitação para o projeto de exploração das águas minerais. Isso significa que se a licitação for aprovada, uma empresa privada deterá os direitos comercializar as águas mineiras de Minas Gerais, com o objetivo de gerar lucro através da exploração das águas minerais de todo o território mineiro.
Atualmente a água mineral faz parte do código de mineração, o que significa que pode ser explorada até o seu esgotamento, assim como aconteceu com o ouro. “O planeta está com sua água se esgotando. A crise de água é a maior hoje em dia. Tudo que aprendemos nas escolas sobre a água está errado. Colocamos a água onde queremos e não onde deve ser colocada. Minam a água como já fizeram com o ouro (…). Nossa água é explorada e exportada”, afirmou Maude durante a palestra.
Para reverter essa situação, a ONG Nova Cambuquira lançou uma petição que será entregue à CODEMIG até o prazo final da consulta, dia 23 de fevereiro. Para apoiar a causa, você deve acessar o link e assinar o abaixo assinado:
https://secure.avaaz.org/po/petition/CODEMIG_VAMOS_SALVAR_AS_AGUAS_MILAGROSAS_DE_CAMBUQUIRA_CAXAMBU_E_LAMBARI/?cOXnydb
Também disponível para acesso no Facebook “ONG Nova Cambuquira”. Água não é mercadoria, é um direito humano! Diga não à privatização!
Enviado por Thais Lemes Pereira

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/02/2017

Nenhum comentário: