Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Belo Monte, Biodiversidade, Clima, Darcy Ribeiro, Mineração, Povos Indígenas, Questão Agrária
Ano 16
17/02/2017

 

Questão Agrária

 
  O governo trabalha nos últimos detalhes de um projeto de lei para liberar a venda de terras do País a empresas e investidores estrangeiros. A proposta prevê que que o investidor estrangeiro poderá comprar até 100 mil hectares de terra para produção agrícola, podendo ainda arrendar outros 100 mil hectares. O projeto não afeta as terras da região amazônica, além de áreas em regiões de fronteira com outros países. A intenção do governo é que o projeto, bastante criticado por organizações socioambientais, seja votado pelo Congresso já após o carnaval - OESP, 17/2, Economia, p.B1; O Globo, 17/2, Economia, p.18.
  O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, é favorável à autorização para que estrangeiros possam comprar terras no Brasil. No entanto, ele defende a adoção de restrições no caso das chamadas "culturas anuais", como soja e milho - dois dos principais produtos de exportação do Brasil. O receio é que fundos estrangeiros possam adquirir parcela substancial da área destinada a essas culturas e, em determinado ano, em função dos preços mais baixos no mercado internacional, decidam não plantar - OESP, 17/2, Economia, p.B4.
  
 

Belo Monte

 
  A Polícia Federal fez ontem busca e apreensão em endereços do executivo Márcio Lobão, filho do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Edison Lobão (PMDB-MA), e do ex-senador Luiz Otávio, ligado ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA). A PF apreendeu documentos em casas e escritórios no Rio de Janeiro, Brasília e Belém. Eles são investigados em um inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar suposto suborno de R$ 150 milhões que empreiteiras responsáveis pela construção da hidrelétrica de Belo Monte teriam pago ao PMDB e PT - O Globo, 17/2, País, p.6; OESP, 17/2, Política, p.A4; FSP, 17/2, Poder, p.A6.
  
 

Mineração

 
  Novas veredas: o mapa do Grande Sertão nos 50 anos da morte de Guimarães Rosa. Ponto de travessia do bando de Riobaldo de Minas Gerais para Goiás, a cidade histórica mineira de Paracatu vive um conflito sobre a exploração industrial de ouro numa mina a menos de 300 metros do perímetro urbano. Enquanto uma parcela dos moradores se beneficia de empregos em mineradora, outra parcela teme contaminação pelo arsênio usado em exploração de ouro - OESP, 17/2, Metrópole, p.A15.
  
 

Darcy Ribeiro

 
  "Neste 17 de fevereiro completam-se 20 anos da morte de Darcy Ribeiro. Ele foi 'etnologar' índios no Xingu e cometeu o pecado de perceber que eles não eram somente fósseis do passado mas um presente e -se tivéssemos sabedoria- um futuro civilizacional. Darcy representou o amor ao Brasil, à ideia do país generoso, autônomo perante o imperialismo e responsável com seus recursos naturais e humanos. No Brasil de hoje, Darcy não é só saudade: é necessidade. Podemos ser todos Darcy. Obrigado, Darcy!", artigo de Alessandro Octaviani - FSP, 17/2, Tendências/Debates, p.A3.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: