Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Cerrado, Cidades, Clima, Povos Indígenas, Restauração Florestal, UCs
Ano 16
15/02/2017

 

Povos Indígenas

 
  Entre 18 e 26 de novembro, a ONG Expedicionários da Saúde realizou 312 cirurgias, 1.881 consultas médicas e odontológicas e 3.450 exames e procedimentos na aldeia Assunção do Içana, a cinco horas de barco de São Gabriel da Cachoeira (AM). Na região, um único cirurgião é responsável por uma área maior que a do Estado de São Paulo e só atende casos de emergência. Segundo a secretária de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, Yessica Guerrero, em abril a prefeitura fez concurso para contratar dez médicos especialistas, mas, com poucos candidatos, só foi possível preencher uma vaga. "Aqui não tem infraestrutura, então os médicos não querem vir", diz o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo ele, o governo criou um grupo de trabalho para discutir a saúde indígena e até maio haverá quatro reuniões para definir propostas FSP, 15/2, Cotidiano, p.B4.
  
 

Cerrado

 
  Terras de posses rurais antigas, o norte e o noroeste mineiros vivem uma erupção de conflitos no campo ao estilo das áreas agrícolas em expansão. Cruzamento de dados públicos revela disputas agrárias em pelo menos 33 municípios dessa região. Boa parte envolve fraudes em processos de assentamento e ações para impedir o acesso de comunidades tradicionais de geraizeiros e veredeiros a serviços de energia elétrica e infraestrutura oferecidos pelo poder público OESP, 15/2, Metrópole, p.A16.
  
 

Cidades

 
  Os órgãos ambientais do governo paulista estão apertando o cerco contra os 43 lixões que ainda restam no Estado. Aterros inadequados de cinco municípios do interior estão fechados desde dezembro pela Secretaria do Meio Ambiente. Outros dez estão em processo de interdição. O objetivo é eliminar os depósitos ao ar livre até o fim do ano. "Aterro que não está adequado é lixão e será fechado", disse o secretário Ricardo Salles. Na sexta, houve o fechamento do aterro de Santa Cruz do Rio Pardo, no sudoeste paulista. Vistoria da Cetesb constatou vazamento de chorume - líquido que resulta da decomposição de material orgânico -, liberação de gases poluentes e operação acima da capacidade OESP, 15/2, Metrópole, p.A14.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: