Powered By Blogger

sábado, 14 de maio de 2016

MPD discute ameaças ao licenciamento ambiental 

Proposta de emenda constitucional representa um total retrocesso aos avanços obtidos nos últimos anos em relação à legislação ambiental e coloca em risco a saúde e bem-estar das pessoas, além do equilíbrio do ecossistema. Dal Marcondes, jornalista e diretor executivo da Envolverde, participará do debate. 
Por Redação da Envolverde – 
As ameaças ao licenciamento ambiental diante da PEC-65/2012 serão discutidas em mesa redonda promovida pelo Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) na sexta, 20 de maio, às 9h30, no auditório da entidade, rua Riachuelo, 217 – São Paulo SP.
Participarão do debate, Carlos Bocuhy, presidente do PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental e conselheiro do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente); o promotor de Justiça do Meio Ambiente do MP-SP e integrante do MPD, Ivan Carneiro; e o jornalista e diretor executivo da Envolverde Jornalismo & Sustentabilidade, Dal Marcondes.
Gratuitas, as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3214-4313 ou no e-mail: mpd@mpd.org.br. O objetivo do evento é demonstrar à sociedade a inconstitucionalidade da PEC 65/2012, pronta para ser votada em plenário do Senado Federal, a qual acrescenta o § 7º ao art. 225 da CF.
De acordo com os organizadores, a PEC representa grave ameaça ao meio ambiente natural (água, ar, solo, flora ou fauna) e artificial (meio ambiente urbano), pois prevê que a simples apresentação do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA), também conhecido como EIA, importa autorização para a obra, sem análise e aprovação do projeto pelo órgão público licenciador e outros órgãos públicos interessados. Também consta que uma vez iniciada a obra, esta “não poderá ser suspensa ou cancelada pelas mesmas razões a não ser em face de fato superveniente”, com o explícito objetivo de impedir a concessão de decisões judiciais liminares ou de natureza cautelar.
Tal PEC ainda ofende ao art. 5º, XXXV, da Constituição, ao afastar o controle jurisdicional sobre fatos que ameacem o meio ambiente, consistindo em um vedado retrocesso sobre a proteção ambiental. A consequência é o prejuízo às atividades que busquem o desenvolvimento sustentável, bem como o próprio futuro da atividade econômica. Isto pelos riscos de esgotamento de seus recursos naturais de explorado de uma maneira irracional e desenfreada, colocando em risco a saúde e bem-estar das pessoas, além do equilíbrio do ecossistema.
Entenda a PEC 65/2012
A proposta elaborada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) visa assegurar a realização das obras, evitando posterior suspensões ou cancelamentos pelas mesmas razões a não ser em face de fato superveniente.  A PEC 65/2012 anula a necessidade de licenciamento ambiental ao prever apenas a apresentação prévia do Estudo de Impactos Ambientais (EIA) para a execução de obras pública. A PEC já foi aprovada, no final de abril, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e está pronta para deliberação no plenário da Casa.
Em repúdio à proposta de emenda constitucional, o MPF planeja promover discussões e audiências públicas em todo o país. Em nota pública de repúdio, o MPF afirmou que a PEC 65 elimina etapas importantes do licenciamento ambiental para obras e impede que os órgãos de controle e fiscalização, incluindo o Ministério Público e o Poder Judiciário, além do cidadão, possam adotar medidas preventivas e/ou corretivas, representando um total retrocesso aos avanços que tivemos nos últimos anos em relação à legislação ambiental. (#Envolverde)
* Com informações do Movimento do Ministério Público Democrático.

Nenhum comentário: