Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Projeto propõe novo paradigma para a comunicação em licenciamentos ambientais

No próximo dia 30 de maio, ocorre o evento de lançamento do livro Planejamento Estratégico de Comunicação para o Licenciamento Ambiental, publicado em fevereiro deste ano, pela editora Difusão. O livro de autoria do Prof.º Dr. Backer Ribeiro Fernandes, se baseia em sua tese de doutorado, defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob orientação da professora e diretora da ECA Margarida Kunsch. O livro propõe um novo paradigma na comunicação para os licenciamentos ambientais e defende a exigência de um plano de comunicação que compreenda os interesses dos empreendedores, do governo e da sociedade. O evento será realizado na Livraria da Vila, em São Paulo.
A publicação busca compreender os conceitos que nortearam o planejamento da comunicação nos diferentes estudos de impacto ambiental e relatórios de impacto ao meio ambiente pesquisados, e avalia se, de fato, a comunicação promoveu a participação da sociedade no processo de licenciamento ambiental.
O tema se mostra relevante e atual, principalmente, devido as recentes discussões trazidas pelo Senado, Câmara e CONAMA, com propostas de alterações nas leis que impactam o licenciamento ambiental e sustentabilidade no Brasil. “É preciso dialogar com a sociedade e ouvir suas propostas, debater ideias que possam melhorar o empreendimento, saber exatamente onde mitigar e compensar os danos ambientais”, afirma Ribeiro, “Ouvir algumas lideranças e técnicos locais trazem boas soluções que muitas vezes os profissionais contratados não conseguem perceber. É uma consultoria gratuita”.
O evento de lançamento será realizado para celebrar a publicação do livro e reunir pessoas interessadas para um debate sobre o tema. O coquetel será das 19h às 21h30, na Rua Fradique Coutinho, 915. A ideia é fazer um bate papo entre apoiadoras da ECA/USP, SustenCOM, Conrerp 2ª Região, ABRP, Aberje e Livraria da Vila. Estarão presentes a Prof.ª Margarida (ECA/USP), Eliel Cardoso (EMTU) e Dra. Tatiana Barreto Serra (Ministério Público do Estado de São Paulo), e é claro, o autor, Prof.º Dr. Backer Ribeiro.
Serviço:
Lançamento do livro: Planejamento Estratégico de Comunicação para o Licenciamento Ambiental
Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 (12 min. do metrô Fradique Coutinho)
Data: 30/05/2016
Horário: 19h às 21h30
Realização: Communità Comunicação Socioambiental
Apoio: ECA/USP, SustenCOM, Conrerp 2ª Região, ABRP, Aberje, Livraria da Vila
(#Envolverde)

Nenhum comentário: