Por Reinaldo Dias*
Em plenas férias de verão no Brasil é oportuno se destacar o
significado do turismo para o desenvolvimento. Em termos econômicos
globais, é uma das atividades mais importantes superando outras mais
tradicionais, como a indústria petrolífera e a eletroeletrônica, sendo o
responsável por mais de 10% do PIB mundial e por mais de 204 milhões de
empregos gerados (que corresponde a 10% da força de trabalho global).
Isto, se considerado somente o fluxo internacional de viajantes,
não entrando nas estatísticas o movimento doméstico que ocorre em cada
país.
O turismo é uma atividade que gera produtos diversificados para um
mercado em constante crescimento, baseados em natureza, na cultura,
eventos, lendas, mitos, esportivos, gastronomia, compras, negócios,
religião, etc.
O turismo tem a particularidade de maximizar o aproveitamento dos
recursos locais que podem ser comercializados, sem depender de sua
extração ou do transporte até os consumidores, o que em outros termos
significa dizer que se bem administrados, os atrativos tornam-se
permanentes e sujeitos tão somente à diversificação do interesse dos
visitantes, não se esgotando pelo consumo.
Deste modo, a atividade turística é aquela que apresenta as
melhores condições de realizar o desenvolvimento sustentável, que prevê a
utilização dos recursos turísticos tanto pelas atuais gerações como
pelas futuras. A condição fundamental é a realização de planejamento e a
existência de um monitoramento permanente da atividade para que
mantenha sua sustentabilidade.
Como o produto turístico envolve fundamentalmente a satisfação do
visitante, para que o objetivo se concretize, é necessário organizar as
diversas atividades que vão da facilitação nos deslocamentos, portfólio
de atrativos, gastronomia diversificada, oferta de objetos que
representam a cultura local ou façam com que os turistas recordem a
visita, seja por meio de sensações gustativas, visuais ou através de
objetos que levam consigo.
O grande número de atividades necessárias para que o turista tenha
uma experiência agradável, possibilita o surgimento de uma rede de micro
e pequenas empresas que constituem elos que formam uma cadeia produtiva
do turismo, tornando assim a atividade turística uma dinamizadora da
economia.
As localidades de um modo geral, desde as pequenas até as grandes,
têm no turismo um importante agente de desenvolvimento, que pode
envolver toda a comunidade local como produtora de bens e serviços,
incorporando os mais jovens, idosos, mulheres e homens.
Ao contrário da indústria manufatureira, em que os produtos devem
ser levados ao consumidor, no turismo são os consumidores que se
deslocam até o produto, e estes são consumidos no próprio local em que
são gerados. O turista desloca-se até o território em que há ofertas de
produtos de seu interesse.
Ao assim proceder, estende o mercado até a localidade à qual se
desloca, provocando a incorporação de pessoas que de outra forma não
teriam condições físicas ou econômicas de se colocarem como agentes
produtivos. Nesse processo as pessoas idosas, detentoras de um saber
tradicional, por exemplo, passam a ser valorizadas.
A condição para que ocorra a sustentabilidade do desenvolvimento
com base no turismo é planejamento e monitoramento permanente dos
impactos gerados pela atividade. (#Envolverde)
*Reinaldo Dias é professor da Universidade
Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Ciência
Política pela Unicamp. É especialista em Ciências Ambientais. O
professor está disponível para comentar o assunto.
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