quinta-feira, 26 de março de 2020

Bill Gates diz que não podemos reiniciar a economia e simplesmente “ignorar essa pilha de corpos no canto”

por Theodore Schleifer para o Vox – 
Bill Gates repreendeu as propostas, lançadas nos últimos dois dias por líderes como Donald Trump, para reabrir a economia global, apesar do surto de coronavírus Covid-19 , dizendo que essa abordagem seria “muito irresponsável”.
Gates não mencionou Trump pelo nome, mas o presidente americano disse que pode decidir relaxar parte do “distanciamento social” do país, a fim de impulsionar a economia fechada do país. Gates, o filantropo líder do país, está entre os líderes de tecnologia mais ativos no uso de seus recursos para tentar conter o vírus.
“Realmente não há meio termo, e é muito difícil dizer às pessoas: ‘Ei, continue indo a restaurantes, vá comprar casas novas, ignore a pilha de corpos no canto. Queremos que você continue gastando, porque talvez haja um político que pense que o crescimento do PIB é tudo o que importa ‘”, disse Gates em entrevista ao TED na terça-feira. “É muito irresponsável alguém sugerir que podemos ter o melhor dos dois mundos.”
Trump sugeriu que esse meio termo seria realmente possível – permitindo que algumas pessoas saudáveis ​​voltassem ao trabalho, por exemplo, mantendo trabalhadores mais vulneráveis ​​em suas casas. Especialistas disseram que é necessário um distanciamento social drástico e generalizado para impedir que a pandemia se espalhe ainda mais. Trump disse que tomaria uma decisão no final do mês, mas disse que acredita que a “cura” poderia ser pior do que o “problema em si”.
Questionado sobre o que faria se fosse presidente, Gates voltou a se preocupar com a reabertura da economia.
“O efeito econômico disso é realmente dramático. Nada disso aconteceu com a economia em nossas vidas ”, disse Gates. “Mas trazer a economia de volta … isso é mais reversível do que trazer as pessoas de volta à vida. Então, vamos lidar com a dor na dimensão econômica – uma dor enorme – para minimizar a dor na dimensão doenças e morte. ”
A Fundação Bill e Melinda Gates investiu US $ 100 milhões em programas para financiar testes e ciências em torno da pandemia, e ele começou a usar seu perfil público também para moldar a conversa sobre o coronavírus. Este mês, o próprio Gates renunciou ao conselho da Microsoft, que ele fundou, e agora é efetivamente um filantropo em tempo integral – e o mais famoso do país.
E Gates tentou se mostrar otimista. Ele disse que as medidas de distanciamento social talvez precisem durar até seis semanas, mas disse que “não temos escolha”, apesar dos impactos econômicos.
“É desastroso para a economia”, disse Gates. Mas “quanto mais cedo você fizer isso de uma maneira difícil, mais cedo poderá desfazê-lo e voltar ao normal”. (Vox)

Nenhum comentário: