Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de março de 2020

Ajude os povos da floresta a se proteger da pandemia!


James,
Desde a semana passada estamos fazendo boletins temáticos com informações sobre medidas de prevenção ao coronavírus para os povos indígenas e comunidades quilombolas, ribeirinhas e extrativistas. A pandemia se espalhou pelo Brasil inteiro e já apresenta casos de contaminação e mortes em todas as regiões do país. 
Os povos indígenas e as comunidades tradicionais são especialmente vulneráveis à Covid-19, com quadros de imunidade mais baixa em algumas comunidades, modos de vida tradicionais mais coletivos e com pouco acesso à serviços de saúde e hospitais. Leia aqui a entrevista com o especialista em saúde indígena Andrey Moreira Cardoso, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), sobre a vulnerabilidade dos povos indígenas e comunidades tradicionais nessa pandemia. 

Crédito Kamikiá Kisêdjê


Recado da aldeia indígena Khikatxi, do povo Kisêdjê, no Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso. (E-D) Kokato Kisêdjê, Kuyayutxi Kisêdjê, o enfermeiro Igor Vinícius e Mbohrono Kisêdjê 

Precisamos ajudá-los! Algumas comunidades e povos já lançaram campanhas de arrecadação de doações, como vaquinhas virtuais, para compra de alimentos, remédios, material de higiene e produtos de limpeza - itens básicos para prevenção e sobrevivência, especialmente nesse momento. 
Duas campanhas que merecem sua atenção são a lançada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a lançada pelos povos tradicionais de Altamira (PA). Confira! 
Conheça outras iniciativas e contribua nesse momento. 
O ISA apoia este movimento e está divulgando as iniciativas que fortalecem a proteção e a  sobrevivência destas populações brasileiras.  
Abraços solidários,

Adriana Ramos
Instituto Socioambiental - ISA
Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11)
93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org









Nenhum comentário: