Powered By Blogger

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

O ativismo juvenil lidera uma guerra contra a velha ordem mundial

por Thalif Deen, da IPS – 
NAÇÕES UNIDAS,  fevereiro de 2020 (IPS) – Os jovens ativistas do mundo, totalizando mais de 3,8 milhões de pessoas, parecem avançar para uma guerra com uma ordem antiga que consideram obsoleta e que põe em risco o futuro das próximas gerações.
Os novos e crescentes movimentos sociais promovidos pelos jovens surgiram com slogans como “vidas negras importam” e “ocupar Wall Street” – que alguns manifestantes acrescentaram “não ocupam a Palestina” – e visavam combater o racismo, a repressão política e desigualdades institucionalizadas nas sociedades capitalistas.
A revista americana Time dedicou sua edição de 3 de fevereiro ao fenômeno “Youthquake” (fusão das palavras inglesas juventude e terremoto), com o título na capa: “o mundo mudará quando uma nova geração liderar” e a imagem de um globo velho de onde emerge outras cores novas e brilhantes.
Já em 2017, o dicionário Oxford da língua inglesa escolheu como palavra do ano exatamente um terremoto juvenil, que define a mudança cultural, política ou social que nasce das ações ou da influência dos jovens.
A palavra conceitua o fenômeno ativista que abala a velha ordem e na qual os jovens lideram a luta contra o autoritarismo de direita, o populismo de toda a ideologia, a corrupção política e o surgimento da crise climática.
Joanne Mariner, consultora sênior de resposta a crises da Anistia Internacional (AI), disse à IPS que “é surpreendente ver como os esforços agressivos dos governos para cancelar os protestos e até matar manifestantes nem sequer conseguiram detê-los no curto prazo. ».
A longo prazo, há muito em jogo, disse ele, por isso é muito provável que nos próximos anos haja uma escalada de protestos juvenis em vez de uma queda.
E é mais ainda na Ásia, diz a Anistia em um relatório recentemente publicado sobre direitos humanos em 25 estados e territórios da Ásia e do Pacífico em 2019.
«2019 foi um ano de repressão na Ásia, mas também de resistência», sintetiza a organização internacional sediada em Londres.
“Enquanto os governos de todo o continente tentam arrancar liberdades fundamentais, as pessoas estão lutando e os jovens estão na vanguarda da luta”, diz Nicholas Bequelin, diretor regional de IA para o leste e sudeste da Ásia e Pacífico
Essa luta é encenada “desde jovens em Hong Kong, liderando um movimento de massas contra a crescente invasão chinesa, até os estudantes da Índia, protestando contra as políticas anti-muçulmanas; dos jovens eleitores da Tailândia que apóiam massivamente um novo partido de oposição aos manifestantes pró-igualdade LGBTI em Taiwan ”, acrescentou.
Na sua opinião, “online e offline, os protestos populares liderados por jovens desafiam a ordem estabelecida”.
Além disso, o surgimento de uma nova geração determinada a liderar a luta contra a emergência climática levou a um importante movimento juvenil em todo o mundo, que se traduz em marchas de protesto, com milhares de jovens manifestando nas ruas de As grandes cidades do mundo.
O tempo lembrou em sua edição sobre o surgimento da liderança jovem que a população mundial com menos de 30 anos aumentou desde 2012 e agora representa mais da metade dos 7500 milhões de pessoas que habitam o planeta.
Sobre as principais razões da explosão do ativismo juvenil, Mariner disse que traduz a percepção de que seu futuro está em jogo.
“Se eles não exigirem mais dos governos, incluindo uma voz nas decisões que afetam suas vidas, seu futuro é incerto. São os jovens que herdarão este planeta em rápido aquecimento, e verão claramente as conseqüências de sua inação e irresponsabilidade dos idosos ”, argumentou.
Com o vento forte desse momento, de 14 a 16 deste mês de fevereiro, a 25ª Assembléia da Juventude será realizada em Nova York, uma das maiores e mais longas cúpulas da juventude.
O tema da reunião será: “Chegou a hora: jovens com impacto global”, com o objetivo de enfatizar a importância de envolver os jovens “, especialmente no momento em que os jovens estão influenciando e liderando movimentos que podem mudar o mundo ».
Enquanto a cúpula está sendo preparada, a Anistia lembra em seu relatório que as duas nações mais populosas do mundo e as principais potências da Ásia continental, China e Índia se destacam em repressão com a manifestação de rejeição dos direitos humanos.
O apoio de Pequim a um projeto de extradição em Hong Kong, que dá ao governo local o poder de extraditar suspeitos para a China continental, levou a protestos em massa no território da ilha, com uma escalada sem precedentes.
Desde junho, os jovens de Hong Kong enchem as ruas regularmente para exigir responsabilidade por táticas policiais abusivas que incluem o uso desenfreado de gás lacrimogêneo, prisões arbitrárias, ataques físicos e abusos durante a detenção. Essa luta contra a ordem estabelecida foi repetida em todo o continente, segundo a AI.
Divya Srinivasan, consultora de Igualdade no Sul da Ásia, disse à IPS que jovens em toda a Ásia demonstraram incrível resistência e coragem em sua batalha contra a repressão do governo em 2019.
Uma característica notável desses protestos é que, em muitos casos, eles foram liderados por mulheres e meninas, incluindo aquelas pertencentes a comunidades minoritárias, acrescentou.
«As jovens mulheres asiáticas estão fazendo suas vozes serem ouvidas. Não podemos mais ignorá-los ”, disse Srinivasan, um advogado indiano com experiência em direitos das mulheres, incluindo trabalho sobre assédio sexual no local de trabalho e violência sexual contra mulheres.
Mariner, consultor sênior da Anistia, acredita que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem um papel a desempenhar no apoio ao movimento de ativismo juvenil.
“A ONU, mesmo nos níveis mais altos, pode e deve falar para exigir que os governos respeitem o direito de protestar em paz”, disse ele.
Ele disse que é encorajador que o Secretário Geral da ONU, António Guterres, tenha condenado a morte de manifestantes no Iraque, mas lamentou que fosse “muito menos expressivo” em relação à repressão em outros países.
As demandas de vários relatores especiais da ONU em Hong Kong, Índia e Indonésia para proteger os direitos humanos e políticos dos manifestantes também são positivas, disse Mariner.
O relatório da AI diz que aqueles que denunciaram os ataques foram rotineiramente punidos, mas sua coragem fez a diferença e ajudou a que houve sucesso nos esforços para promover os direitos humanos na Ásia. (IPS/#Envolverde)


Nenhum comentário: