Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Cientistas alertam sobre o declínio mundial de insetos e seus serviços ecossistêmicos

O declínio e a extinção de insetos estão se acelerando em muitas partes do mundo. Com isso vem o desaparecimento de serviços insubstituíveis para os seres humanos, cujas conseqüências são imprevisíveis.

University of Helsinki*
Um grupo de cientistas de todo o mundo se uniu para alertar a humanidade sobre esses perigos.
Envolver a sociedade civil e os formuladores de políticas é essencial para o futuro e o bem-estar mútuo de pessoas e insetos. Além de mitigar as mudanças climáticas, um aspecto importante da solução envolve separar porções de terra de alta qualidade e administráveis para conservação e transformar as práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies.
A humanidade está empurrando muitos ecossistemas para além da recuperação. Como conseqüência, extinções de insetos não quantificadas e não quantificáveis estão acontecendo todos os dias. Dois trabalhos científicos de 30 especialistas de todo o mundo discutem os perigos e as formas de evitar outras extinções, com a intenção de contribuir para uma necessária mudança de atitude em prol da própria humanidade.
“É surpreendente o quão pouco sabemos sobre biodiversidade em nível global, quando apenas 10 a 20% dos insetos e outras espécies de invertebrados foram descritos e nomeados. E entre os que têm nome, sabemos pouco mais que uma breve descrição morfológica, talvez parte do código genético e um único local onde foi visto há algum tempo ”, diz Pedro Cardoso , do Museu Finlandês de História Natural Luomus, Universidade de Helsinque, Finlândia.
Os resultados de trabalhos publicados recentemente deixam claro que a situação é terrível
Perda de habitat, poluição – incluindo práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras que não encontram fronteiras, mudança climática, superexploração e extinção de espécies dependentes contribuem de maneira variável para o declínio documentado da população de insetos e extinções de espécies.
“Com a perda de espécies, perdemos não apenas mais uma peça do quebra-cabeça complexo que é o nosso mundo vivo, mas também a biomassa, essencial, por exemplo, para alimentar outros animais da cadeia viva, genes e substâncias únicos que podem um dia contribuir para curar doenças, e funções do ecossistema das quais a humanidade depende ”, confirma Cardoso.
As funções do ecossistema que ele menciona incluem polinização, pois a maioria das culturas depende de insetos para sobreviver. Além disso, decomposição, pois eles contribuem para a ciclagem de nutrientes, bem como muitas outras funções para as quais não temos substituição tecnológica ou outra.
Soluções práticas para mitigar o apocalipse de insetos
Os pesquisadores também sugerem possíveis soluções práticas baseadas em evidências existentes reunidas em todo o mundo, o que ajudaria a evitar mais perdas de populações de insetos e extinções de espécies. Isso inclui ações como reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis ??para a conservação, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas.
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos.
“Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para recuperação em larga escala”, diz Michael Samways , professor da Universidade Stellenbosch, África do Sul.

Fatores (em vermelho) e consequências (em azul) das extinções de insetos
Fatores (em vermelho) e consequências (em azul) das extinções de insetos. Observe que os fatores geralmente agem sinergicamente ou por meio de efeitos indiretos (por exemplo, as mudanças climáticas favorecem muitas espécies invasoras e a perda de habitat). Todas essas conseqüências contribuem para a perda de serviços ecossistêmicos essenciais para os seres humanos.

Referências:
Cardoso, P., Barton, P.S., Birkhofer, K., Chichorro, F., Deacon, C., Fartmann, T., Fukushima, C.S., Gaigher, R., Habel, J.C., Hallmann, C.A., Hill, M.J., Hochkirch, A., Kwak, M.L., Mammola, S., Ari Noriega, J., Orfinger, A.B., Pedraza, F., Pryke, J.S., Roque, F.O., Settele, J., Simaika, J.P., Stork, N.E., Suhling, F., Vorster, C., Samways, M.J. (2020) Scientists’ warning to humanity on insect extinctions. Biological Conservation. DOI https://doi.org/10.1016/j.biocon.2020.108426

Samways, M.J., Barton, P.S., Birkhofer, K., Chichorro, F., Deacon, C., Fartmann, T., Fukushima, C.S., Gaigher, R., Habel, J.C., Hallmann, C.A., Hill, M.J., Hochkirch, A., Kaila, L., Kwak, M.L., Maes, D., Mammola, S., Ari Noriega, J., Orfinger, A.B., Pedraza, F., Pryke, J.S., Roque, F.O., Settele, J., Simaika, J.P., Stork, N.E., Suhling, F., Vorster, C. & Cardoso, P. (2020) Solutions for humanity on how to conserve insects. Biological Conservation. DOI https://doi.org/10.1016/j.biocon.2020.108427

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/02/2020
Cientistas alertam sobre o declínio mundial de insetos e seus serviços ecossistêmicos, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/02/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/02/12/cientistas-alertam-sobre-o-declinio-mundial-de-insetos-e-seus-servicos-ecossistemicos/.

Nenhum comentário: