Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Nações nos trópicos são especialmente vulneráveis à perda de espécies de peixes devido às mudanças climáticas

O aquecimento do oceano está fazendo com que os estoques de peixes migrem para águas mais frias para manter seu ambiente térmico preferido.

Por Adam Thomas*. Gráfico de Kimberly Oremus
Como o aquecimento do oceano faz com que os estoques de peixes migrem para águas mais frias para manter seu ambiente térmico preferido, muitas das nações que dependem de espécies comerciais de peixes como parte integrante de sua economia podem sofrer.
Um novo estudo, publicado na Nature Sustainability, das Universidades de Delaware, Califórnia, Santa Barbara e Universidade Hokkaido, mostra que as nações nos trópicos – especialmente as nações do noroeste da África – são especialmente vulneráveis a essa potencial perda de espécies devido às mudanças climáticas. Não apenas os países tropicais correm risco de perder os estoques de peixes, o estudo constatou que atualmente não existem intervenções políticas adequadas para ajudar a mitigar as possíveis perdas dos países afetados.
Kimberly Oremus, professora assistente da Escola de Ciências e Políticas Marinhas da Faculdade de Terra, Oceano e Meio Ambiente da UD, explicou que quando os pesquisadores analisaram acordos internacionais, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não encontraram texto específico pelo que acontece quando os peixes saem da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de um país, uma zona estabelecida para dar jurisdição nacional a um país sobre um recurso pesqueiro.
Isso significa que os países podem estar vulneráveis a perdas econômicas, e essas perdas potenciais também podem tornar as populações de peixes vulneráveis.
“Percebemos que havia um incentivo para os países quando eles perdem um peixe ou antecipam que a perda avance e superaqueça antes de partir porque, caso contrário, eles não obtêm os benefícios monetários do recurso”, disse Oremus.

Mapeando Perda de Espécies

Os pesquisadores usaram mudanças projetadas anteriormente na faixa de distribuição de 779 espécies comerciais de peixes para estimar o número de espécies que saem da jurisdição nacional em cenários de emissões contrastantes até 2100.
As nações tropicais, em particular, perdem o maior número de espécies porque existem poucos ou nenhum estoque para substituir os que partem. Em um cenário de emissões moderadas, a pesquisa mostrou que até o ano 2100, a nação tropical média poderia perder 7% das espécies presentes em 2012.
“Prevê-se que os trópicos percam mais espécies de peixes do que outras regiões, porque os peixes geralmente têm uma faixa de temperatura na qual se sentem à vontade e se fica muito quente e não têm mais para onde ir, vão migrar para a região. postes ”, disse Oremus.
As ZEE do noroeste da África podem perder a maior porcentagem de espécies, com uma redução de 6 a 25% prevista para 2050 e uma redução de 30 a 58% prevista para 2100 nos cenários moderado e mais grave, respectivamente.

Prontidão para resolver o problema

Embora a saída de estoques da pesca nacional seja inevitável, a cooperação internacional cuidadosamente projetada poderia aliviar o impacto em cada nação, preservando o recurso para outras.

O número de espécies que saem de cada zona econômica exclusiva
O número de espécies que saem de cada zona econômica exclusiva (ZEE) até 2100 em um cenário de emissões de gases de efeito estufa moderado (à esquerda) e mais grave (à direita).

Além de examinar a perda de espécies, os pesquisadores examinaram 127 acordos internacionais de pesca, analisando os grandes acordos regionais e também os acordos bilaterais menores. Eles descobriram que nenhum dos acordos possui linguagem que prepara os países para saídas de estoque, mudanças climáticas ou mudanças de faixa.
“Descobrimos que não há um acordo de pesca explicitamente focado nessa questão. Nenhuma ”, disse o co-autor James Salzman , professor de direito ambiental da Escola Bren de Ciências e Gestão Ambiental da UC Santa Barbara. “Há uma lacuna no direito internacional.”
A gestão tradicional da pesca pressupõe que os peixes são um recurso natural renovável e que, enquanto a sua área geográfica for estática, eles permanecerão abundantes na ausência de sobrepesca.
Mas a migração a longo prazo de uma espécie para fora de um país devido à mudança climática significa que os estoques de peixes nem sempre podem ser renováveis no nível de uma determinada jurisdição, mesmo que permaneçam renováveis em escala internacional. Para a jurisdição que perde o estoque, isso cria um incentivo para o excesso de peixe antes de sair.
Oremus disse que os formuladores de políticas precisam pensar em como esses países poderiam ser compensados pela perda de estoques de peixes devido às mudanças climáticas, o que pode ajudar a impedir que os países super pesquem os estoques antes de saírem de suas ZEE. Os acordos internacionais sobre mudança climática têm mecanismos para considerar a compensação por perdas, e essa via política pode funcionar melhor do que a pontuação dos acordos de pesca que a equipe da Oremus constatou que não foram criados para enfrentar a questão.
Como lidar com a responsabilidade por perdas e danos causados pelas mudanças climáticas – incluindo se os países mais desenvolvidos e que emitiram mais dióxido de carbono devem compensar os países menos desenvolvidos – tem sido uma discussão em andamento durante a Conferência das Partes das Nações Unidas ( COP) durante as quais os países trabalham para lidar com as mudanças climáticas.
Na mais recente reunião da COP 25 em Madri, em dezembro, a compensação foi novamente discutida, e a reunião destacou a interação entre as mudanças climáticas e o oceano, mas a pesca não foi abordada.
“A política nos trópicos realmente precisa se concentrar nisso agora”, disse Salzman. “Acho que isso pode mudar um pouco a maneira como o debate sobre perdas e danos acontece na arena climática, porque a pesca realmente foi negligenciada”.
Enquanto os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento até agora se concentraram nas preocupações de se tornarem migrantes climáticos, já que suas terras são ultrapassadas pelo oceano, Oremus disse que o estudo deve incentivar eles e outras nações tropicais a trazer a pesca para a conversa.
“Para muitas nações onde o peixe é um dos principais recursos econômicos que impulsionam seu produto interno bruto, isso é algo que eles vão querer levar em consideração quando se unirem para tentar negociar acordos climáticos”, disse Oremus.
Referência:
Oremus, K.L., Bone, J., Costello, C. et al. Governance challenges for tropical nations losing fish species due to climate change. Nat Sustain (2020). DOI https://doi.org/10.1038/s41893-020-0476-y

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/02/2020
Nações nos trópicos são especialmente vulneráveis à perda de espécies de peixes devido às mudanças climáticas, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/02/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/02/26/nacoes-nos-tropicos-sao-especialmente-vulneraveis-a-perda-de-especies-de-peixes-devido-as-mudancas-climaticas/.


Nenhum comentário: