Canguru em meio a fumaça das queimadas, em Snowy Valley, nos arredores de Cooma, em 4 de janeiro de 2020. (Foto: SAEED KHAN/AFP/ Getty Images)
O que o clima tem a ver com isso?
Um dos impactos das mudanças climáticas são os eventos climáticos extremos. A metade sul da Austrália experimentou um dos períodos mais secos de sua história, de janeiro a agosto. A seca, combinada à um inverno com recordes de calor, proporcionou o cenário ideal para que o fogo se alastrasse pela vegetação. Ou seja, o que vemos agora são alguns dos efeitos práticos das mudanças climáticas do mundo. É isso mesmo, o futuro já começou
As mudanças climáticas na Austrália significam que os incêndios florestais começam mais cedo, duram mais e são mais extremos.
Por isso, entre as principais demandas da sociedade civil australiana, estão que seu primeiro ministro, Scott Morrison, tome medidas de emergência para manter os australianos seguros – o que significa mais recursos para os serviços de combate a incêndios e ações urgentes de combate às mudanças climáticas, começando com a manutenção de combustíveis fósseis no solo.
Os serviços de emergência da Austrália estão na linha de frente da crise climática neste momento, muitos deles são voluntários. O Greenpeace reconhece a coragem, a resiliência e a dedicação daqueles que respondem ao agravamento dos eventos do clima e dos incêndios florestais da Austrália, impulsionados pelas mudanças climáticas.
#Envolverde