Powered By Blogger

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Davos se prepara para ajudar a lançar uma nova década

Davos-Klosters, Suíça, 20 de janeiro de 2020 — Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, escreveu uma carta (*) a todos os participantes e parceiros do fórum, pedindo-lhes para enfrentar a questão urgente da mudança climática, comprometendo-se a zero com emissões de carbono até o mais tardar em 2050.
O movimento acontece dias antes do início da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial 2020, que se reúne sob o tema Stakeholders por um Mundo Coeso e Sustentável. Na carta, Schwab escreve: “A oportunidade e a necessidade de empresas e investidores mostrarem liderança em mudanças climáticas são mais eminentes do que nunca.” Ele acrescentou que o compromisso de enfrentar a questão urgente das mudanças climáticas também está alinhado com o imperativo dos stakeholders do Manifesto de Davos 2020 (**), documento divulgado pelo Fórum em dezembro, descrevendo o novo conceito de capitalismo na era moderna.
O ano de 2020 marca o quinto aniversário do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. No entanto, os anos anteriores foram marcados pelo baixo desempenho nos níveis governamental e empresarial na implementação de políticas de descarbonização. A solicitação de Schwab constituirá um elemento-chave para discussões entre cada setor e grupo comunitário na Reunião Anual, com a esperança de dar impulso aos esforços contínuos dos líderes governamentais, empresariais e financeiros no início desta década crítica.
Espera-se que várias iniciativas sejam lançadas ou avancem nesta semana:
1. Relatório ESG: Um desafio comum para empresas que buscam agir sobre o clima é a falta de um padrão de medição aceito globalmente. A comunidade internacional de negócios, com 140 participantes, se reúne nesta semana para revisar e adotar propostas que possam levar a questão climática para um outro patamar.
2. Aliança Net-Zero Asset Owners: Uma coalizão de investidores institucionais com quase US $ 4 trilhões sob gestão se comprometeu a mudar suas carteiras para emissões líquidas zero até 2050. Os participantes da aliança são algumas das maiores seguradoras e fundos de pensão do mundo. A aliança fará uma atualização das suas atividades durante uma coletiva de imprensa em Davos.
3. Plataforma possível de missão: uma parceria público-privada destinada a ajudar indústrias que dependem fortemente de combustíveis fósseis – como aviação, marítimo, caminhões, produtos químicos e ferro e aço – a fazer a transição para um futuro líquido zero. Os diretores executivos dessas indústrias se reunirão em Davos para discutir as intervenções de tecnologia, financiamento e políticas necessárias para uma transição de baixo carbono.
4. 1t.org: Enquanto a batalha contra as mudanças climáticas só pode ser vencida a partir de mudanças sistêmicas nos setores financeiro, industrial e de energia, é possível obter apoio vital no esforço de reduzir os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera com a adoção de soluções baseadas na natureza. Para apoiar isso, uma nova plataforma, 1t.org, será lançada para coordenar e ampliar os esforços para plantar ou restaurar 1 trilhão de árvores até o final da década.
De acordo com o Net Zero Challenge, um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial este mês, 7.000 empresas no mundo agora divulgam voluntariamente dados relacionados ao clima. No entanto, destes, apenas uma pequena maioria adotou metas baseadas na ciência que visam combater as mudanças climáticas. O relatório também observa que, entre os governos, apesar de 121 terem declarado uma ambição de atingir a meta em 2050, apenas sete até agora desenvolveram a estrutura política necessária para que isso acontecesse.
Embora o progresso até o momento tenha sido inegavelmente insuficiente, o relatório também constatou que vários CEOs agora veem a ação climática como uma oportunidade. As notícias do setor privado até o momento parecem apoiar isso, com vários anúncios feitos na semana passada, incluindo:
· A Blackrock, a maior administradora de ativos do mundo, anunciou uma nova estratégia que coloca o clima no centro de sua estratégia de investimentos, com planos para, entre outras coisas, encerrar investimentos com alto risco relacionado à sustentabilidade
· A Microsoft revelou uma ambição de atingir emissões líquidas zero até 2030 e compensar todas as emissões que produziu em toda a sua história até 2050
· A Nestlé anunciou que investirá mais de US $ 2 bilhões em uma mudança para embalagens sustentáveis de qualidade na sua linha alimentar
“Ainda é muito cedo para falar sobre pontos de inflexão, mas 2020 trouxe consigo uma mudança perceptível no momento em que as empresas reconhecem que a sua continuidade a longo prazo depende delas tomarem ações coletivas e decisivas sobre o clima. A prioridade da Reunião Anual é transformar essa energia em um movimento, não apenas dos que adotam precocemente essa estratégia, mas de toda a comunidade empresarial”, disse Dominic Waughray, diretor administrativo do Fórum Econômico Mundial.
A Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial 2020 ocorre de 21 a 24 de janeiro em Davos-Klosters, na Suíça. A reunião reúne cerca de 3.000 líderes globais da política, governo, sociedade civil, academia, artes e cultura, além da mídia. Os participantes se concentrarão na definição de novos modelos para a construção de sociedades sustentáveis e inclusivas em um mundo plurilateral.).
Anexos
(*) Carta
O Fórum Econômico Mundial pede a todos os participantes de Davos que estabeleçam uma meta climática líquida zero · A mudança climática é um tópico importante em Davos 2020. · Os líderes de algumas das maiores empresas do mundo estarão lá. · O anfitrião da Reunião Anual convida todos a estabelecer a meta de 2050 de emissões líquidas zero. Todas as empresas que vem para Davos foram convidadas a se comprometerem a atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050 ou antes. Em uma carta enviada aos líderes da empresa a caminho da cúpula na Suíça, Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do fórum, e os chefes do Bank of America e da Royal DSM, dizem que a reunião deste ano é uma oportunidade perfeita para mostrar liderança na mudança climática. Enquanto o mundo continua a aquecer, as emissões de gases de efeito estufa continuam a aumentar em 1,5% ao ano, enquanto devem cair de 3 a 6% ao ano entre agora e 2030, para limitar o aquecimento global a 1,5-2 ° C, segundo ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. A ação climática será um tema-chave da reunião deste ano, com o título de uma sessão colocando o desafio sem rodeios
Agindo sobre as mudanças climáticas
“Prezado participante da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial de 2020.
A oportunidade e a necessidade de empresas e investidores mostrarem liderança nas mudanças climáticas são mais eminentes do que nunca.
O compromisso de ajudar a lidar com a questão urgente da mudança climática também está alinhado com o imperativo dos stakeholder no Manifesto de Davos de 2020 e o tema da 50a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial: Partes Interessadas para um Mundo Coeso e Sustentável.
Consequentemente, como líder de uma das principais empresas globais do mundo e um parceiro valioso do Fórum Econômico Mundial, incentivamos você a aproveitar a oportunidade de sua participação no evento para se comprometer a agir sobre as mudanças climáticas.
Se você ainda não o fez, convidamos você a definir uma meta para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 ou antes desta data. Esta iniciativa será abordada em várias reuniões da comunidade que ocorrem na reunião anual.
Esperamos ansiosamente que a Reunião Anual 2020 seja um momento decisivo para as ações empresariais sobre as mudanças climáticas e agradecemos antecipadamente por sua consideração e liderança em ajudar o mundo a resolver esse problema global urgente.”
Atenciosamente,
Brian Moynihan, Presidente e CEO do Bank of America, Presidente do Fórum Econômico Mundial do Conselho Internacional de Negócios 2019-2020
Feike Sijbesma, CEO e Presidente do Conselho, Royal DSM, Membro do Conselho de Administração do Fórum Econômico Mundial; Presidente do Fórum Econômico Mundial – Iniciativas em Sustentabilidade e Clima
Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.
(**) Manifesto de Davos 2020
“O Fórum Econômico Mundial está lançando um novo Manifesto de Davos, que declara que as empresas devem pagar sua parte justa dos impostos, mostrar tolerância zero à corrupção, defender os direitos humanos em todas a sua cadeia de suprimentos globais e defender uma igualdade de condições.”
Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial
• O fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial convocou todos os participantes e parceiros do fórum a se comprometerem a alcançar as emissões líquidas de carbono zero no mais tardar em 2050
• Carta enviada por Klaus Schwab destaca o tom urgente da reunião deste ano, que visa implementar medidas concretas para um mundo coeso e sustentável
• A mudança ocorre quando os stakeholders do Fórum implementam uma série de medidas para promover as agendas sociais e ambientais
• Para mais informações, visite www.weforum.org; compartilhe nas mídias sociais usando a hashtag #wef20

Nenhum comentário: