Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SANTA MARIA, RS : A cidade agora recicla

Veja como foi o início do serviço de coleta seletiva na cidade, que começou hoje, dia 4/5/2011. No começo da implantação do serviço, a Asmar fará a coleta em 360 casas já cadastradas, mas esse número será ampliado assim que outros moradores se cadastrarem junto à prefeitura.

Serviço de coleta seletiva começa hoje, atendendo a 360 locais cadastrados A partir de hoje, Santa Maria dá um importante passo no cuidado do meio ambiente: terá início o serviço de coleta seletiva na cidade. A Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar), que venceu a licitação aberta pela prefeitura, fará o recolhimento das cerca de 51 toneladas de resíduos recicláveis – plástico, papel, vidro e metal – produzidos por mês no município. O valor repassado pela prefeitura será de cerca de R$ 24 mil. O contrato terá prazo de um ano, renovável por até cinco anos.

No começo da implantação do serviço, a Asmar fará a coleta em 360 casas já cadastradas, mas esse número será ampliado assim que outros moradores se inscrevam na prefeitura. Esse cadastro deve ser feito pelo telefone da Linha Verde (veja quadro).

O recolhimento deverá ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, uma vez por semana em cada endereço. Todo o material recolhido será dividido entre cinco entidades de catadores cadastradas na prefeitura. Deve funcionar assim: um caminhão da Asmar recolherá os materiais, levará até a prefeitura para pesagem e, depois, para o depósito da entidade beneficiada. Caberá a cada entidade separar os resíduos e comercializá-los. Hoje, por exemplo, a coleta partirá da Rua Fontoura Ilha e passará por 23 pontos, além dos novos cadastros. O que for recolhido hoje será destinado a Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo Esperança (Arsele).

– A coleta seletiva vai trazer valorização para o trabalho dos catadores – afirma uma das coordenadoras da Asmar, Margarete Vidal da Silva, acrescentando que a iniciativa também deve permitir que mais pessoas se associem às entidades.

Nos planos da prefeitura, segundo o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, também estão a criação de um galpão para beneficiamento dos materiais e a promoção de cursos de capacitação para catadores da cidade.
Mudas
A Secretaria de Proteção Ambiental deve começar neste mês o plantio de 2 mil mudas de árvores na área central da cidade. Uma equipe está fazendo o levantamento dos locais que receberão mudas ipê roxo e amarelo, entre outras espécies.
*******************************
FONTE : jorn. Lizie Antonello, Diário de Santa Maria, RS, edição de 4/5/2011.

Nenhum comentário: