Powered By Blogger

terça-feira, 15 de março de 2011

CAMINHADA CELEBRA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NO PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Vídeo : produção de Cidda Gonçalves.

Gratuito ao público, a CAMINHADA PELA ÁGUA faz parte da iniciativa mundial “The World Walks For Water”, que no Brasil será realizada pelo Planeta Sustentável, National Geographic Brasil e o Instituto Trata Brasil, com apoio do Instituto Sangari.

Todos os dias milhões de pessoas ao redor do mundo, em sua maioria mulheres e crianças, caminham em média 6 km em busca de água, nem sempre potável, para as suas necessida des básicas. A falta de água e de saneamento básico são a causa de muitas doenças que levam à morte 4000 crianças por dia no mundo. Para trazer mais informações e alertar para a necessidade de conservação e de melhor distribuição desse recurso natural, o PLANETA SUSTENTÁVEL, em parceria com a revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL e o INSTITUTO TRATA BRASIL, com apoio do INSTITUTO SANGARI, realizam no dia 20 de março, às 9h, a CAMINHADA PELA ÁGUA, no Parque Ecológico do Tietê, uma das mais belas áreas verdes da cidade de São Paulo.

O evento faz parte do movimento mundial “The World Walks For Water”, uma iniciativa da ONG End Water Poverty que visa reproduzir essa distância em busca da água em caminhadas orientadas em vários países. A ação é parte da celebração do Dia Mundial da Água, estabelecido pela ONU, no dia 22 de março.

A escolha do Parque Ecológico do Tietê para o evento em São Paulo não poderia ser mais simbólica: o parque foi implantado em uma área de que já foi local de escavação de areia e aterro sanitário. O percurso de 6 km passará pela Trilha da Água, que compreende uma volta em torno do parque, passando por brejos e banhados do rio Tietê e pelas lagoas artificiais, criadas em função das escavações. No caminho, os participantes receberão informações de educadores ambientais e de placas instaladas ao longo do percurso. Entre os atrativos, a fauna do parque, composta de quatis, macacos, capivaras e aves diversas, nos belos cenários formados pela vegetação. Com trajeto plano e bem arborizado, a caminhada será realizada em ritmo leve, recomendada para jovens e adultos, a partir dos 10 anos de idade e com distribuição de água ao longo do percurso. Após o passeio, será possível visitar ainda o Museu do Tietê, no mesmo local.

A participação na caminhada é gratuita. Basta se inscrever pelo e-mail psustentavel@abril.com.br até o dia 18/03, informando nome completo, idade, CPF e telefone dos participantes. Os 150 primeiros inscritos receberão uma camiseta exclusiva no evento. Os 50 primeiros ganham ainda um convite para a exposição “Água na Oca”.

Além de um tênis confortável, é recomendado que os participantes usem roupas leves e se protejam do sol com boné e filtro solar, além do uso de repelente contra mosquitos.

SERVIÇO: CAMINHADA PELA ÁGUA

Data: 20 de março

Local: Parque Ecológico do Tietê (Saída no prédio da Oficina Cultural)

Acesso: Rodovia Ayrton Senna km 17 (sentido São Paulo-Rio de Janeiro)

Horário: 9h

Duração: 1h30

Inscrição: gratuita

DADOS SOBRE A REALIDADE DO SANEAMENTO NO BRASIL

- 57% da população brasileira não possui coleta de esgoto (SNIS 2008).

- As 81 maiores cidades do País, com mais de 300 mil habitantes, despejam, diariamente, 5,9 bilhões de litros de esgoto sem tratamento algum, contaminando solos, rios, mananciais e praias, com impactos diretos à saúde da população (Ranking Trata Brasil);

- 31% da população desconhece o que é saneamento, somente 3% o relacionam à saúde e 41% não pagaria para ter seu domicílio ligado à rede coletora de esgotos (ITB / IBOPE).< /o:p>

-7 crianças morrem todos os dias no País, vítimas de diarreia, e mais de 700 mil pessoas são internadas a cada ano nos hospitais públicos em consequência da falta de coleta e de tratamento dos esgotos;

- Crianças expostas aos esgotos aprendem 18% menos.

- 18% é a valorização média que o valor dos imóveis poderia sofrer caso houvesse acesso universal à rede de esgoto;

Fonte: Instituto Trata Brasil

“THE WORLD WALKS FOR WATER”

The World Walks For Water é um evento global realizado entre 19 e 22 de março de 2011 com o objetivo de elevar a consciência mundial sobre a crise na oferta de água e saneamento básico. Cerca de 10 mil pessoas ao redor do mundo devem participar das caminhadas realizadas em seus países. Essa campanha é coordenada pela End Water Poverty, uma coalizão de 175 organizações da sociedade civil que atuam na implementação de políticas e práticas de conservação e distribuição de água potável e saneamento básico, como o Instituto Trata Brasil. Saiba mais: www.endwaterpoverty.org / www.worldwalksforwater.org

O PLANETA SUSTENTÁVEL

O Planeta Sustentável é um projeto de comunicação multiplataforma inovador, que traz a discussão da sustentabilidade para a pauta do dia. Liderado pela Editora Abril e empresas patrocinadoras, o projeto começou em 2007 e conta com a força de 38 títulos de revistas, bem como sites, aplicativos para iPhone e eventos, como a CAMINHADA PELA ÁGUA. A missão do Planeta Sustentável é difundir conhecimento sobre a sustentabilidade e ideias inovadoras para um mundo melhor. Trabalhar com diferentes plataformas e títulos permite que o projeto atinja diversos públicos, falando com cada um deles dentro de sua própria linguagem, tornando assim a mensagem mais eficaz.

Para estimular a produção de conhecimento e promoção da Sustentabilidade, o pro jeto conta com o Conselho Consultivo, formado por autoridades em diversas áreas do conhecimento, como Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu; Tasso Azevedo, engenheiro florestal e consultor para Florestas e Clima do Ministério do Meio Ambiente; Roberto Damatta, antropólogo e autor de diversas obras referenciais nas ciências sociais; Jaime Lerner, consultor das Nações Unidas (ONU) para assuntos relacionados a urbanismo, entre outros. Vale lembrar que o Planeta Sustentável conta com o patrocínio de importantes empresas públicas e privadas: Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Grupo Camargo Corrêa e Caixa. Visite o site: www.planetasustentavel.com.br

O INSTITUTO TRATA BRASIL

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.

Criado em julho de 2007, o Instituto Trata Brasil tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento, oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento de sses pr ojetos e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.

Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Foz do Brasil, Saint-Gobain, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Fundação Nacional dos Urbanitários (FNU), Instituto Brasil PNUMA, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) e site Saneamento é Básico. Visite o site www.tratabrasil.org.br.

INSTITUTO SANGARI

Com o objetivo de mobilizar a opinião pública o Instituto Sangari promove a difusão científico-cultural por meio de exposições, publicações e projetos de popularização da ciência realizados com ampla rede de parceiros nacionais e internacionais. A exposição “Água na Oca” é mais um resultado dessa iniciativa. A mostra traz instalações interativas e uma grande estrutura tecnológica para engajar e sensibilizar o público sobre a importância do tema para a humanidade. Visite o site www.institutosangari.com.br
**************************
FONTE :
Instituto Trata Brasil – Comunicação
Milena Serro (11) 3021-3143 – milena.serro@tratabrasil.org.br

Nenhum comentário: