Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
Documentário trata da produção de alimentos mais sustentável e estreia no Cine Petra Belas Artes
O Petra Belas Artes exibe, gratuitamente, um novo e impactante documentário dia 23 de agosto, terça-feira, às 19h, sobre os avanços na produção sustentável de alimentos no Brasil. O documentário “Campo & Sustentabilidade 2 – O amanhã é hoje” investiga as tecnologias disponíveis, visitando os seis biomas terrestres brasileiros. É uma espécie de radiografia de como anda a produção de alimentos na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. A sessão é aberta ao público, com 80 lugares, disponíveis por ordem de chegada. O Cine Petra Belas Artes fica na rua da Consolação, 2423. Ao término da exibição haverá mesa de debates.
Assista ao trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=Ie4_Ky6SoXA
Através de entrevistas com produtores rurais, ativistas, cientistas e pesquisadores, lideranças indígenas, técnicos da sustentabilidade e do agronegócio são apresentadas as características, problemas e soluções na cadeia de produção alimentar no Brasil. O cidadão urbano desconhece como e onde é produzida a comida que chega à sua mesa.
O trabalho dos realizadores Sérgio Lopes e Sílvia Prado ao visitar os seis biomas revelam que a produção de alimentos pode seguir abundante, próspera, em harmonia com o ambiente, se aumentadas as boas práticas. O Brasil possui 6 milhões de propriedades agrícolas, 70% da produção de orgânicos vai para o mercado externo. Esse segmento movimentou R$ 5,8 bilhões no Brasil em 2020”, comenta Sergio Lopes, produtor audiovisual e ativista.
O filme mostra os cinturões verdes, na Mata Atlântica; chegando à agricultura urbana, como a Fazenda Cubo, sistema de cultivo vertical, em área fechada, é altamente eficiente em termos de irrigação. A água, aliás, um dos principais insumos na produção agrícola, é a vedete de diversos depoimentos. Edenise Garcia, diretora de ciências da The Nature Conservancy Brasil, lembra que os rios voadores, essenciais à manutenção do regime de chuvas, são a verdadeira riqueza da Amazônia; outros pesquisadores lembram que das 12 bacias hidrográficas do País, oito têm nascentes no cerrado e no bioma caatinga o manejo de água é sempre o maior problema a ser resolvido.
A produtora Conteúdos Diversos tem trabalhado o audiovisual como uma poderosa ferramenta de entretenimento, informação e conscientização com objetivo de engajar a audiência nas questões da sustentabilidade. Um dos fóruns que exibe essas discussões é o portal É Conosco, atualizado semanalmente com notícias, artigos e materiais relativos aos assuntos que envolvem a sustentabilidade e agenda ESG.
As questões trazidas por esse documentário retomam algumas discussões do percursor “Campo e Sustentabilidade 1 – Realidade ou utopia” (2020) que buscava respostas para a questão: Como alimentar 9 bilhões de pessoas de maneira sustentável?
“Neste novo trabalho, trazemos uma visão abrangente e ao mesmo tempo profunda identificando as tecnologias e boas práticas que farão diferença na produção agrícola com menos abertura de áreas, menos agroquímicos sem desmatamento ou desperdício de água e ainda buscando maior produtividade”, finaliza Sérgio.
O documentário está alinhado com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2, 6, 11, 12, 13 e 15, recebeu apoio institucional do THE NATURE CONSERVANCY e contou com patrocínio via Lei Rouanet do Rabobank Brasil. A produtora audiovisual Conteúdos Diversos é signatária da Rede Brasil do Pacto Global. Ao final da exibição haverá uma mesa de debates com alguns dos participantes do documentário.
Como contrapartida da Lei Rouanet, usada na captação de recursos, será ainda realizado, após o lançamento, um workshop para pessoas interessadas em aprender técnicas de produção audiovisual, desde a criação de argumento e roteiro até a direção e lançamento, passando por dicas de formatação para aprovação em leis de incentivo.
Programação:
19h – Recepção
19h45 – Exibição do filme
20h45 – Mesa de debates
21h30 – Encerramento
Na bilheteria os presentes terão direito a um “Vale Pipoca + Cerveja”.
Endereço: Rua da Consolação, 2423, ao lado da Estação Paulista do metrô (Linha 4 – Amarela)
Portal ECONOSCO – é uma iniciativa de pessoas movidas por um propósito comum: impactar positivamente na sociedade e no meio ambiente usando a comunicação como ferramenta de engajamento da audiência sempre alinhados com os 17 Objetivos para O Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Visite: www.econosco.com.br
Redes sociais
https://www.econosco.com.br/
https://www.instagram.com/econosco_oficial/
https://www.facebook.com/Econosco
https://twitter.com/econosco_news
Sobre Sérgio Lopes: é produtor audiovisual e ativista. Foi sócio fundador VP de Criação da agência QG / Grupo Talent durante 17 anos. Em 2008 abriu a Conteúdos Diversos e embrenhou-se pelo território do transmídia, produzindo conteúdos audiovisuais nos mais diversos formatos: séries em animação, documentários, curtas e médias metragens, eventos e workshops de formação. Desde 2017 vem atuando também na direção de documentários focados em sustentabilidade e em 2020 lançou o portal www.econosco.com.br – um “hub” de informação, interação e engajamento das questões da sustentabilidade a partir de projetos audiovisuais, sempre alinhados com os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
#Envolverde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário