Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Amazônia, Código Florestal, Energia, Exposições, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Resíduos Sólidos, Saneamento
Ano 17
21/02/2018


Código Florestal



Julgamento do Código Florestal no STF: os riscos para o Cerrado e o abastecimento de água

Em entrevista, a biológa Nurit Bensusan fala sobre a devastação do Cerrado e crise hídrica. STF retoma caso mais importante do direito ambiental, hoje - Direto do ISA, 21/2

Verde, verde

"É hoje, no STF, a votação das quatro Adins que questionam o atual Código Florestal. O Instituto Socioambiental será amicus curiae no processo" coluna de Sonia Racy - OESP, 21/2, Direto da Fonte, p.C2.

Quarta-feira é o Dia D para o novo código florestal

Ao perdoar infrações administrativas e crimes ambientais pretéritos, o Código Florestal sinalizou uma despreocupação do Estado para com o direito ambiental”. Mas Fux decidiu como constitucional a norma que desobriga a recuperação integral das Áreas de Proteção Permanentes, como topo de morros e beira de rio, desmatadas antes de 28 de julho de 2008 - O Eco, 20/2

 


Povos Indígenas



Índios encontrados por Colombo têm parentes no Amapá

Para chegar a essa conclusão, a equipe liderada por Eske Willerslev, do Museu de História Natural da Dinamarca, extraiu DNA de um esqueleto com pouco mais de mil anos de idade achado numa caverna da ilha de Eleuthera, nas Bahamas. Ao "soletrar" todo o genoma do indivíduo -uma mulher, segundo os dados genéticos - e compará-lo com o DNA de membros de outros grupos indígenas, Willerslev e colegas verificaram uma semelhança genômica acentuada com etnias como os Palicur, que vivem na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa - FSP, 21/2, Ciência, p.B7.

 


Resíduos Sólidos



Ações conjuntas para vencer desafios

"Uma das prioridades da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo é encontrar caminhos para que os municípios paulistas se adequem às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na busca por saídas eficientes e economicamente viáveis para os problemas que a gestão do lixo impõe. A execução de uma política pública de gestão dos resíduos sólidos envolve o governo federal, os Estados e os municípios, que precisam dividir a conta" artigo de Maurício Brusadin - FSP, 21/2, Opinião, p.A3.

 


Saneamento



Outra oportunidade perdida no saneamento básico em SP

“Esses fatos levam à conclusão que a Arsesp não assumiu o seu papel de tornar o processo de revisão tarifária uma oportunidade de se criar os incentivos corretos para aprimorar os serviços de saneamento. A Agência segue uma lógica econômica limitada, que tenta equalizar a menor tarifa possível para o cidadão mantendo o equilíbrio econômico-financeiro da empresa. Essa certamente não é a única demanda da sociedade. Universalização, serviço de qualidade e acessibilidade deveriam ocupar o centro dessa discussão” artigo de João Paulo R. Capobianco e Guilherme B. Checco - Valor Econômico, 21/2, Opinião, p.A14.

Cidades afetadas por desastre terão R$ 500 mi para saneamento

Começa nesta quarta (21/2) o prazo para que os 39 municípios afetados pela tragédia de Mariana (MG) manifestem interesse em apresentar projetos de saneamento e coleta de resíduos a ser financiados pela Fundação Renova. A entidade, mantida pela Samarco, aplicará R$ 500 milhões nas ações selecionadas. O aporte é uma das ações compensatórias da mineradora após o desastre. Cerca de 80% dessas cidades têm pouco ou nada do esgoto tratado. O recurso começará a ser aplicado ainda neste ano, afirma o presidente da Renova, Roberto Waack - FSP, 21/2, Mercado Aberto, p.A16.

 

Nenhum comentário: