Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

SANTA CATARINA : Projeto Ambiental

A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética de solidariedade.

Como instrumento para a preservação ambiental, o ser humano tem as leis que regem a forma de agir com o meio ambiente. Embora muitas vezes estas leis sejam desobedecidas, temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes.

As leis que regem o comportamento de uma sociedade ou de um indivíduo nem sempre são consideradas justas. Inúmeras vezes nos vemos diante de afirmações populares como "tal lei serve para todos, mas não se aplica a alguns".

A legislação brasileira avançou muito nos últimos anos. O Brasil expôs ao mundo a importância de se conservar os recursos bióticos e naturais presentes nas florestas para a manutenção da qualidade ambiental do planeta.

Neste sentido, a Plantanense Distribuidora de Insumos Agrícolas Ltda. de Campo Erê, iniciou nesta manhã o plantio de aproximadamente oito mil mudas de árvores nativas. A empresa vai implementar essa atividade em todas suas unidades. Em Campo Erê onde foi feita a abertura oficial o plantio foi as margens do rio Bicudo, rio que fornece água para o abastecimento da cidade. Ainda ocorreu o plantio na nascente do rio Marmeleiro. Esse rio nasce na divisa de Campo Erê com Marmeleiro PR e como nos outros locais os trabalhos de reflorestamento tem o objetivo de proteger os mananciais de sua área de abrangência.

O projeto foi desenvolvido pelos funcionários da empresa que alem de participar do projeto são eles que estão fazendo o plantio.

Na abertura o diretor da empresa Jucemar Borcioni destacou a importância da execução do projeto e das parcerias que aderiram o mesmo.

Já o proprietário da área que recebeu o plantio Victor Hugo Begrow destacou a sua preocupação com a proteção, e disse que 23,5% de sua área de terras esta reflorestada, principalmente as margens do rio.

O projeto Ambiental Força Verde da Plantanense continuara até que seus objetivos forem alcançados, informou Renato Turratti, que num prazo de quatro anos serão aplicados R$ 12 mil.
***************************
FONTE : JANDIR SABEDOT (Diário Catarinense,edição on-line de 26/10/2009, às 19:57 horas).

Nenhum comentário: