Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

SANTA CATARINA : Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotoxicos

Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos na cidade de Guaramirim -SC.

A produção de alimentos para uma população em constante crescimento é hoje o desafio básico da agricultura, que passa necessariamente pelo compromisso com a utilização de procedimentos e tecnologias capazes de assegurar o respeito pela saúde humana e pelo meio ambiente e também a sustentabilidade da agricultura.

Segundo o Instituto Nacional de processamento de Embalagens Vazias (Impev), em 2008, a taxa de retorno no Brasil chegou a 95%, bem superior a de outros países que têm programas semelhantes.

O instituto também informa que aproximadamente 95% das embalagens recolhidas no Brasil são recicladas e as restantes incineradas. O ganho ambiental gerado pelo volume reciclado em seis anos do programa equivale ao plantio de 491 mil árvores, ou 98 mil toneladas de gás carbônico.

Depois de utilizados os defensivos agrícolas, suas embalagens devem ser devolvidas corretamente, e poderão ter dois destinos: reciclagem ou incineração. Jogados nos campos e nos rios essas embalagens causam danos ao ambiente e á saúde humana e animal.

Sempre que um produtor compra um agrotóxico, ele assume a responsabilidade de devolver a embalagem vazia e tríplice lavada na loja onde comprou, o problema é que, muitas vezes voltar até a loja para fazer a devolução custa tempo e dinheiro.

Diante do exposto, a Secretaria da Agricultura e Pecuária e o Governo Municipal de Guaramirim, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Condag), Associação dos Comerciantes de Defensivos Agrícolas do Planalto Norte (Acodeplan), e das agropecuárias do município, dará início a campanha anual de recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

Campanha esta, a divulgação está muito boa e a aceitação entre os agricultores está ótima. Os dias de recolhimento acontecerão em junho nos dias 16, 17 e 18.Queremos conscientizar o agricultor que estes vasilhames tem um destino diferente dos vasilhames comuns, um Destino Certo.
**************************
FONTE : Vanderlei Edson da Rosa (publicado em: 15/06/2010, às 16:00, na edição on-line do Diário Catarinense).

Nenhum comentário: