Powered By Blogger

sábado, 13 de novembro de 2010

NÃO-ME-TOQUE, RS : UM EXEMPLO !

Uma campanha de preservação ambiental criada pelo 19 Regimento de Cavalaria Mecanizado de Santa Rosa já resultou no plantio de 3,2 mil mudas de árvores apenas neste ano. A ação é executada por militares no município. A iniciativa coloca o efetivo do regimento à disposição de prefeituras e de empresas privadas para essa atividade.

O tenente Jessé Kraus destaca que, além da plantação feita pelo município em ações de preservação de leitos e margens de rios e em áreas de preservação ambiental, organizações privadas precisam promover a ação para pagar multas por danos ao meio ambiente. "As empresas retiram as mudas no viveiro municipal e nos encaminham para realizarmos o plantio", explica.

Das 3,2 mil mudas plantadas neste ano, mil estão em áreas de preservação do quartel. O plantio ocorreu na sede do Regimento, no centro da cidade, e no campo de instrução, localizado no interior do município.

Os militares também realizaram o plantio de 1,8 mil mudas no município de Doutor Maurício Cardoso, na Fronteira-Noroeste do Estado. A ação ocorreu em conjunto com a prefeitura. O tenente explica que, quando surge demanda de outras cidades da região, o regimento atende às solicitações. Para Santa Rosa, a previsão é de que mais mudas sejam plantadas ainda neste ano.

Situado no Alto Jacuí, Não-Me-Toque será o primeiro município gaúcho a prestigiar a exibição do documentário "Doce Brasil Holandês", dirigido e produzido por Monica Schmiedt. A apresentação acontecerá na próxima quinta, às 20h, no auditório da Expodireto Cotrijal. Na sexta, a projeção será realizada para alunos de 6 e 7 séries das escolas da cidade.

Gravado nos anos de 2008 e 2009 em Amsterdã, Haia, Berlim e Cleve, além do estado de Pernambuco, o documentário investiga a nostalgia do Brasil holandês a partir de um estudo de duas historiadoras, a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina van der Ley. Elas percorrem Maurícia, atual Recife - a cidade planejada e construída por Maurício de Nassau - e discutem o legado artístico e cultural do conde que governou a colônia holandesa no Nordeste, de 1637 a 1644.

O filme já foi exibido em sessões de pré-estreia em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, além de Amsterdã. A apresentação em Não-Me-Toque, além de ser a cidade natal de Monica Schmiedt, deve-se ao fato de o município ser o berço da imigração holandesa no Estado.
***************************
FONTE : Correio do Povo, P. Alegre (14/11/2010).

Nenhum comentário: