Powered By Blogger

sábado, 13 de novembro de 2010

RS : Centro atende visitantes do Parque do Turvo em Derrubadas

Quem desejar visitar o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, na região Celeiro, deverá adquirir o ingresso no Centro de Informações Turísticas, situado na avenida Pelotas. A venda no CIT ocorre desde o último dia 3. Segundo o prefeito Almir Bagega, as tratativas para transferir o local de comercialização dos bilhetes, até então no parque, começaram em 2009. Ele explica que antes o visitante passava pela cidade em direção à Área de Preservação Permanente e não tinha informações sobre Derrubadas ou do ponto turístico.

Conforme Bagega, foram registrados casos em que várias pessoas ficaram sem alimentação e água potável por não conhecer a infraestrutura e o funcionamento do parque. Com essa mudança, ele revela que a sala da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no CIT servirá para exibição de slides e filmes, tanto sobre o município como sobre o Parque Estadual do Turvo e o Salto do Yucumã. O Centro de Informações abre todos os dias das 7h30min às 17h30min, porém, os visitantes devem adquirir os ingressos até as 16h15min. O horário para visitação do parque é das 8h30min às 18h30min, de quarta-feira a domingo.

Em maio, a Sema anunciou o início de um projeto visando à construção de um núcleo de visitantes dentro do Turvo e de um mirante nas proximidades das cataratas. O prefeito informa que o poder público local contratou um engenheiro, que está trabalhando na elaboração do plano. Com a chegada do verão, Derrubadas começa a receber um número maior de turistas. De acordo com Bagega, recentemente, o Daer melhorou as condições de trafegabilidade no acesso e na parte interna do parque. Além disso, a prefeitura está auxiliando na manutenção dos quiosques e banheiros.
***********************
FONTE : Correio do Povo, P. Alegre (13/11/2010).

Nenhum comentário: