Powered By Blogger

sábado, 13 de novembro de 2010

Modelos para a Grande Porto Alegre

Os 11 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) vão se espelhar em outros países em busca de desenvolvimento. Foi realizado ontem o Seminário Internacional de Regiões Metropolitanas, na Ulbra, em Canoas. Representantes das prefeituras conheceram modelos adotados em cidades brasileiras, da França, Espanha, Argentina e Moçambique.

"As questões que vivemos aqui não são mais exclusivas das cidades. São temas metropolitanos que exigem soluções conjuntas. Unidos, somos mais de 4 milhões de habitantes", afirmou o prefeito de Canoas e presidente da Granpal, Jairo Jorge. Entre os temas mais debatidos, estavam questões ligadas à mobilidade urbana, principalmente sobre a saturação da BR 116, à segurança e ao meio ambiente.

Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o que foi debatido serviu para romper limites de territorialidade. "São medidas que não dizem respeito a apenas uma cidade e vamos usar os exemplos para as áreas que tanto necessitam", disse.

Foram realizadas três mesas-redondas. A primeira abordou "Olhar Metropolitano Global", com representantes da França, Argentina e de Minas. O debate seguinte incluiu "Experiências de Governança Metropolitana", com líderes de Moçambique, França e Espanha. Na última mesa, especialistas brasileiros discutiram "Estratégias para a Ação Integrada Metropolitana".
*******************
FONTE : Correio do Povo, P. Alegre (12/11/2010).

Nenhum comentário: