quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Pandemia mostrou ser possível reduzir o uso de combustíveis fósseis

artigo de Vivaldo José Breternitz [EcoDebate] A relação entre a pandemia de covid-19 e as mudanças climáticas tem sido objeto de diversos estudos , quase todos apontando para uma redução da emissão de poluentes, principalmente gás carbônico, que ocorre em função da redução da atividade econômica, especialmente no que se refere a fábricas e transportes. Agora, o estudo Covid-19-induced low power demand and market forces starkly reduce CO2 emissions, publicado em 8 de fevereiro pela revista Nature, sugere que a pandemia pode contribuir para uma redução definitiva da geração de energia por queima de combustíveis fósseis, petróleo e carvão, principalmente. O estudo foi conduzido por economistas do Potsdam-Institut für Klimafolgenforschung (Instituto de Potsdam para Pesquisa de Impactos Climáticos), da Alemanha, que investigaram os impactos da pandemia nos sistemas de energia e na demanda por eletricidade. Os resultados mostraram que, com a ajuda de políticas públicas adequadas, as emissões de poluentes podem cair de forma definitiva e mais rapidamente do que se previa. Em alguns meses de 2020, essa queda foi grande: em locais como Índia, EUA e alguns países da Europa, o consumo chegou a cair cerca de 20% em relação aos mesmos meses de 2019, enquanto as emissões de CO2 diminuíram em até 50%. Ainda de acordo com o estudo, as emissões de gás carbônico provenientes da geração de energia tiveram uma redução de 7% a nível global. Os pesquisadores acreditam que as emissões não retornarão aos níveis pré-pandêmicos a menos que haja um aumento inesperado na demanda por eletricidade e uma redução, também inesperada, na produção de energia proveniente de outras fontes (hidrelétrica, eólica, solar etc.). Os países estão investindo cada vez mais nessas fontes de energia mais limpa, que poderão ser capazes de suprir as necessidades da população no futuro sem que precisemos depender dos combustíveis fósseis. Sem dúvida, são boas notícias que esperamos se confirmem. Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/02/2021

Um comentário:

Crazy Egg disse...

Bulldog Francês Esse cãozinho rechonchudo conquista o coração de seus donos com as suas brincadeiras e a sua preguiça. Ele precisa de afeto quase que todos os dias; É um “carentão” nato e um o companheiro que segue o seu dono onde ele for.
Cachorro Beagle O Beagle é um grande companheiro que tem uma energia que dá gosto. Adora brincadeiras com o seu dono, seja passeando, correndo atrás do que você jogar pra ele ou destruindo as coisas da casa.
Cachorro Basset Hound Quem quiser um companheiro brincalhão e muitas vezes temperamental precisa conhecer a raça Basset Hound. Digamos que o Basset é o “boa praça” das raças e não quer ser inimigo de ninguém.
Quanto Custa um Husky Siberiano O preço de um filhote Husky Siberiano com Pedigree, vermifugador, vacina importada aplica, microchip se necessário e toda documentação, tamanho e etc. Em em media o valor do filhote é:
Cachorro Boxer O Boxer é um dos cachorros mais queridos do mundo, quem já teve ou tem um dog desta raça sabe muito bem o que estamos falando.
Nomes de Cachorro Criamos este guia de raças de cachorro para ajudar a você que é amantes dos animais conhecer a origem de cada raça, o temperamento, a saúde e as curiosidades por trás de cada um dos nossos amigos peludos. O cachorro é sem duvidas o melhor amigo do homem e você vai se identificar com aquele que mais combina com o seu estilo de vida . Foi por esse motivo que nós do Pet Caramelo decidimos criar essa lista. Espero que aproveite, se divirta e conheça mais sobre o cachorro que você tanto ama.
Raças de Cachorros Criamos este guia de raças de cachorro para ajudar a você que é amantes dos animais conhecer a origem de cada raça, o temperamento, a saúde e as curiosidades por trás de cada um dos nossos amigos peludos. O cachorro é sem duvidas o melhor amigo do homem e você vai se identificar com aquele que mais combina com o seu estilo de vida . Foi por esse motivo que nós do Pet Caramelo decidimos criar essa lista. Espero que aproveite, se divirta e conheça mais sobre o cachorro que você tanto ama.
Nomes para Gatos Os mais lindos nomes para colocar no seu gatinho.