Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Leitura recomendada – ‘Morcegos: além dos mitos’, para leitura e/ou download

resenha

Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Neste livro, tratamos dos mitos e buscamos ir além, pois são animais que têm papéis importantes nos ecossistemas, tanto naturais, quanto urbanos. (…).
Entre os serviços ecossistêmicos que os morcegos desempenham estão: o consumo de insetos e o consequente controle de pragas; a dispersão de sementes, relacionada ao consumo de frutos; e a polinização, decorrente do hábito de consumo do néctar em flores de algumas espécies vegetais.
O nosso objetivo foi o de organizar uma obra que contribuísse para dar visibilidade à diversidade e importância ecológica dos morcegos, assim como abordar os mitos, como o vampirismo, e riscos à saúde. Além disto, queremos que os textos e propostas didáticas aqui apresentados cheguem até professores de educação básica para serem usadas durantes suas aulas. Através deste livro, buscamos aproximar pesquisadores e um público mais amplo, por meio de textos simples, didáticos e interessantes.
Os capítulos deste livro tratam da diversidade de espécies de morcegos na natureza e em áreas urbanas, seus hábitos alimentares, sua importância de reservas ecológicas para a conservação das espécies, bioindicação e o que as pessoas pensam destes animais, incluindo os diversos mitos sobre que transitam em nossa cultura.
Ao todo, são 19 capítulos de 38 autores pertencentes a 19 diferentes instituições de todas as regiões do país. Deste esforço coletivo, nasceu Morcegos: além dos mitos, o qual esperamos que seja de agradável leitura e útil para ações educativas.
Trecho da apresentação do livro por Valdir Lamim-Guedes e Luciana M. Costa.
Conheça a obra completa e faça o download gratuitamente através da aba livros.
https://editoranaraiz.wordpress.com/livros/
Confira: Chamada de capítulos para livro sobre a atuação do biólogo – novos prazos
https://editoranaraiz.wordpress.com/chamadas-para-publicacao/
Valdir Lamim-Guedes
Biólogo e Mestre em Ecologia – UFOP
Doutorando em Educação – USP
Docente na Centro Universitário Senac-SP

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/11/2018
"Leitura recomendada – ‘Morcegos: além dos mitos’, para leitura e/ou download," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/11/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/11/21/leitura-recomendada-morcegos-alem-dos-mitos-para-leitura-eou-download/.


Nenhum comentário: