Powered By Blogger

domingo, 4 de novembro de 2018

Denúncia de desmatamentos do Cerrado, no Maranhão


denúncia

As comunidades de Pau Serrado, Rio Grande dos Lopes, Capão se fizeram presentes na comunidade de Cabeceira da Tabatinga, município de Santa Quiteria, para discutirem e denunciarem os desmatamentos do Cerrado que são verificados em boa parte da Fazenda Tabatinga.
As informações prestadas pelos moradores da Cabeceira e pelos participantes dão conta que espécies do Cerrado como Bacuri e Pequi quase não existem mais em alguns trechos da Chapada e que alguns moradores da Cabeceira praticam o desmatamento em parceria com indivíduos de outras localidades conhecidos por desmatarem outras Chapadas nos municípios de Barreirinhas e Santa Quiteria.
Os membros da Associação da Cabeceira da Tabatinga calculam que os desmatamentos próximos a comunidade alcançaram 500 hectares e que o proposito é fabricar carvão vegetal, ao todo são 13 fornos de carvão, e vender a madeira. Um dos destinos da madeira é o povoado de São João dos Pilões em Brejo.
Afora os desmatamentos há também denuncia de ameaças de morte provenientes dos desmatadores a aqueles que se atrevem a denunciar o que ocorre.
Os nomes dos responsáveis pelos desmatamentos: Carretel, Miguel Puba Raimundo Zezé, Bernardo Antenor, Quem (Francisco) e Francisco (Porta Branca).
As comunidades exigem que as Secretarias de Meio Ambiente do Estado do Maranhão e do Municipio de Santa Quiteria e o Ministerio Publico paralisem imediatamente os desmatamentos e que instaurem procedimentos de investigação referentes a esse caso.
* Denúncia enviada por Mayron Régis, Jornalista e Assessor do Fórum Carajás, também atuando no Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Fórum Carajás, SMDH, CCN e FDBPM).
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/11/2018
"Denúncia de desmatamentos do Cerrado, no Maranhão," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 1/11/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/11/01/denuncia-de-desmatamentos-do-cerrado-no-maranhao/.

Nenhum comentário: