Powered By Blogger

terça-feira, 6 de novembro de 2018

A Amazônia está se aproximando de um ponto sem retorno, mas não é tarde demais

A Amazônia e o ponto de não retorno

World Economic Forum*
As florestas do mundo estão encolhendo. Por anos, eles resistiram a um grande impacto humano. Mas de acordo com um novo estudo publicado na revista Science Advances , eles podem estar chegando a um ponto de crise. Se o desmatamento ultrapassar 20% de sua propagação original, a Floresta Amazônica terá atingido o “ ponto de não retorno” .
No estudo, Thomas Lovejoy e Carlos Nobre tentam estabelecer concretamente esse ponto de inflexão, bem como identificar concretamente o que deve acontecer para que seja alcançado. Essencialmente, eles queriam saber até que ponto o desmatamento poderia progredir antes que o ciclo da floresta da floresta deixasse de apoiar os ecossistemas dentro dele.
“Se o clima mudar – pelo desmatamento ou pelo aquecimento global – há o risco de que mais de 50% da floresta amazônica se torne uma savana degradada”, disse Nobre à Euronews, enfatizando que nos últimos 50 anos o desmatamento chegou a cerca de 17 milhões de hectares. por cento da vegetação da Amazônia.
Pelas suas estimativas, seriam necessários apenas três por cento adicionais para tornar a floresta tropical irrecuperável.

floresta queimada

Embora o desmatamento represente um risco iminente e grave para a floresta tropical, não é a única ameaça a esses ecossistemas. As alterações climáticas e o uso do fogo também desempenham um papel importante na ruína em curso desta região. Além de potencialmente dizimar o que restou da floresta tropical (e da fauna que a habita), a degradação do ciclo da água também teria um impacto severo na população humana da América do Sul.
Apesar dessa previsão sombria, ainda não chegamos ao ponto em que não há como voltar atrás. A Floresta Amazônica pode estar perto do ponto sem retorno, mas ainda não passou. O tipo certo de intervenção humana poderia ajudar a afastar a floresta da desgraça iminente – mas à luz da destruição que já foi feita e da velocidade de sua continuação, acabar com isso não será fácil.
Referência:
Amazon Tipping Point
Thomas E. Lovejoy and Carlos Nobre
Science Advances 21 Feb 2018:
Vol. 4, no. 2, eaat2340
DOI: 10.1126/sciadv.aat2340
http://advances.sciencemag.org/content/4/2/eaat2340

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/11/2018
"A Amazônia está se aproximando de um ponto sem retorno, mas não é tarde demais," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 6/11/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/11/06/a-amazonia-esta-se-aproximando-de-um-ponto-sem-retorno-mas-nao-e-tarde-demais/.
Nota da redação: Sobre o mesmo tema leia, também:

Nenhum comentário: