Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Viver em bairros mais verdes é associado a um declínio cognitivo mais lento em idosos

arborização urbana
Foto: Fátima Nascimento/Flickr-cc

Um estudo mostra uma relação entre o espaço verde da vizinhança e a capacidade mental após o seguimento de 6.500 pessoas no Reino Unido por 10 anos

Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal)*
O contato com áreas verdes é conhecido por ter efeitos benéficos para a saúde mental. Um novo estudo do Instituto de Barcelona para a Saúde Global (ISGlobal), um centro apoiado pela Fundação “la Caixa”, sugere que ele também pode desempenhar um papel positivo contra o declínio cognitivo em idosos .
Em particular, esta pesquisa, publicada no Environmental Health Perspectives, mostra que a perda de funções cognitivas esperadas como parte do processo de envelhecimento é um pouco mais lenta em pessoas que vivem em bairros mais verdes.
Os pesquisadores realizaram um acompanhamento de 10 anos de 6.500 pessoas com idade entre 45 e 68 anos da coorte Whitehall II no Reino Unido . Em três momentos diferentes durante o curso do estudo, os participantes completaram uma bateria de testes cognitivos que avaliaram seu raciocínio verbal e matemático, fluência verbal e memória de curto prazo, bem como o declínio nessas funções. A área verde de vizinhança para cada participante foi estimado usando imagens de satélite.
“Há evidências de que o risco de demência e declínio cognitivo pode ser afetado pela exposição a riscos ambientais relacionados a áreas urbanas (como poluição do ar e ruído) e estilo de vida (como estresse e comportamento sedentário). Em contraste, viver perto de espaços verdes tem o potencial para aumentar a atividade física e o apoio social, reduzir o estresse e mitigar a exposição à poluição do ar e ao ruído. Evidências recentes mostram benefícios cognitivos da exposição espaço verde em crianças , mas estudos sobre as possíveis relações de exposição a espaços verdes e declínio cognitivo em adultos mais velhos ainda são muito escassos e muitas vezes têm resultados inconsistentes ”, diz Carmen de Keijzer , pesquisador isGlobal e primeiro autor do estudo.
“Nossos dados mostram que o declínio no escore cognitivo, após o seguimento de 10 anos, foi 4,6% menor em participantes que vivem em bairros mais verdes . Curiosamente, as associações observadas foram mais fortes entre as mulheres, o que nos faz pensar que essas relações podem ser modificadas por gênero ”, acrescenta Carmen de Keijzer.
“A proporção de pessoas com mais de 60 anos no mundo deverá quase duplicar entre 2015 e 2050 e prevê-se que o número de casos de demência cresça a um ritmo semelhante em todo o mundo. Embora as diferenças no declínio cognitivo observadas em nosso estudo sejam modestas no nível individual , elas se tornam muito mais significativas se considerarmos esses achados em nível populacional ”, diz Payam Dadvand , pesquisador do ISGlobal e último autor do estudo. “Se confirmado por estudos futuros, nossos resultados podem fornecer uma base de evidências para a implementação de intervenções direcionadas destinadas a desacelerar o declínio cognitivo em idosos residentes em áreas urbanas e, portanto, melhorar sua qualidade de vida”, acrescenta.
Referência
de Keijzer C., Tonne C., Basagaña X., Valentín A., Singh-Manoux A., Alonso J., Antó J.M., Nieuwenhuijsen M., Sunyer J., Dadvand P. Residential Surrounding Greenness and Cognitive Decline: A 10-Year Follow-up of the Whitehall II Cohort. Environmental Health Perspectives, 2018.
https://ehp.niehs.nih.gov/ehp2875/

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/07/2018


Nenhum comentário: