Powered By Blogger

terça-feira, 24 de julho de 2018

Rios em aquecimento fazem uma contribuição marcante para os níveis globais de gases de efeito estufa

O aquecimento de rios e córregos pode estar contribuindo desproporcionalmente para a quantidade de gases do efeito estufa que aquecem o planeta, de acordo com um novo estudo – Globally, rivers and streams are important sources of carbon dioxide and methane, with small rivers contributing disproportionately relative to their size


University of Birmingham*
Muitos desses cursos de água com altos níveis de sedimentos finos e materiais orgânicos acumulados em seus leitos podem estar aumentando as emissões de gases de efeito estufa dos rios, bem como aumentando o risco de doenças transmissíveis e colocando a vida selvagem em risco.
A elevação das temperaturas dos rios é esperada globalmente por causa da mudança climática e isso será agravado pelo aumento da captação de água subterrânea fria que ajuda a reduzir as altas temperaturas no verão.
Pesquisadores da Universidade de Birmingham e da British Geological Survey descobriram que o aquecimento dos rios pode causar aumentos significativos na produção de dióxido de carbono e metano.
Publicando os resultados da Nature Communications, a comparação das potenciais emissões de gases de efeito estufa dos sedimentos de leito fluvial do Reino Unido mostra que a sensibilidade à temperatura varia com a geologia, matéria orgânica e tamanho do sedimento.
Espera-se que os aumentos de temperatura sejam particularmente importantes nos rios e riachos agrícolas de várzea, representando grandes áreas da Europa, América do Norte e Ásia.
A pesquisadora co-líder da Universidade de Birmingham, Sophie Comer-Warner, disse: “Nossas descobertas destacam o risco substancial de emissões futuras de gases de efeito estufa pelo aquecimento de rios, especialmente aqueles que são pequenos, mas possuem altas concentrações de matéria orgânica.
“Sob futuros cenários de aquecimento do clima e mudanças no uso da terra levando a mais matéria orgânica acabando em rios mais quentes, a emissão de gases de efeito estufa de tais cursos d’água pode aumentar desproporcionalmente em relação ao seu tamanho na paisagem.”
Os pequenos rios são conhecidos por apresentar as maiores taxas de emissões de gases de efeito estufa, com concentrações relativamente grandes de dióxido de carbono e metano encontrados em seus sedimentos. Tem havido pouca pesquisa prévia sobre a origem e alteração da composição desses sedimentos e como isso afeta a produção de gases de efeito estufa.
Paul Romeijn, co-autor, da Universidade de Birmingham, comentou: “Nossa comparação das potenciais emissões de gases de efeito estufa dos sedimentos fluviais do Reino Unido revelou níveis de dióxido de carbono e metano que foram especialmente criados em rios em vales, como o Rio Lambourn no Norte Wessex Downs, e em sedimentos ricos em pequenas partículas e matéria orgânica.
“Se levamos a sério a redução das emissões futuras dos rios sob o aquecimento climático, a atenção do manejo da terra precisa se concentrar na redução de sedimentos ricos em matéria orgânica e na diminuição da captação de água subterrânea.”
A localização dos rios de estudo e desenho experimental. um Mapa da Inglaterra e País de Gales, Reino Unido, mostrando a distribuição espacial dos aqüíferos de Arenito e Chalk do Triássico e os dois riachos de estudo (Rio Giz e Rio Lambourn) [Contém materiais do British Geological Survey Copyright NERC [2016] e gadm.org]. b Frasco de incubação usado para o experimento, incluindo uma representação da distribuição de sedimentos, água e headspace. c Configuração experimental com cada ponto representando um triplicado de repetições
A localização dos rios de estudo e desenho experimental. um Mapa da Inglaterra e País de Gales, Reino Unido, mostrando a distribuição espacial dos aqüíferos de Arenito e Chalk do Triássico e os dois riachos de estudo (Rio Giz e Rio Lambourn) [Contém materiais do British Geological Survey Copyright NERC [2016] e gadm.org]. b Frasco de incubação usado para o experimento, incluindo uma representação da distribuição de sedimentos e água. c Configuração experimental com cada ponto representando um triplicado de repetições
Referência:
Thermal sensitivity of CO2 and CH4 emissions varies with streambed sediment properties
Sophie A. Comer-Warner, Paul Romeijn, Daren C. Gooddy, Sami Ullah, Nicholas Kettridge, Benjamin Marchant, David M. Hannah & Stefan Krause
Nature Communicationsvolume 9, Article number: 2803 (2018)
http://dx.doi.org/10.1038/s41467-018-04756-x

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/07/2018


Nenhum comentário: