Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Biomas, Energia, Mata Atlântica, Mudanças Climáticas, Quilombolas, Política Socioambiental, Populações Tradicionais, Trabalho Escravo
Ano 17
02/01/2018


Energia



Fase de grandes hidrelétricas chega ao fim

A fase de construção das grandes hidrelétricas no país parece ter chegado ao fim. Isso, porque, além da liberação de licenças e autorizações para instalações de grande porte estar cada vez mais difícil, haverá menos recursos públicos para tirar as obras do papel. Esse movimento deve provocar uma mudança na matriz energética nacional, com entrada de mais usinas eólicas e solares, hidrelétricas de pequeno porte e a descentralização da geração de energia - O Globo, 02/01, Economia, p.17.

Suspeita reforçada

A Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal encontraram novos indícios, que segundo os investigadores, reforçam a suspeita de que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu propina para favorecer empreiteiras na construção da Usina Hidrelétrica de Sto Antônio, no Rio Madeira (RO). Tema de inquérito em curso no STF, a acusação contra o senador foi relatada por ex-executivos da Odebrecht em acordos de colaboração premiada - O Globo, 23/12, País, p.3.

 


Monitoramento Ambiental



Tesouros ameaçados

Enquanto a Amazônia e a Mata Atlântica, mesmo diante de tantos problemas, carregam na Constituição o título de patrimônio nacional, três regiões que abrangem 35% do território do país seguem sem uma legislação que reconheça seu ecossistema diferenciado e o risco que correm diante de atividades econômicas predatórias. O Cerrado, a Caatinga e os Pampas não têm o desmatamento monitorado, sofrem com a expansão da fronteira agrícola ou com o mero desconhecimento sobre a riqueza de sua paisagem - O Globo, 02/01, Sociedade, p.21.

 


Populações Tradicionais



STF definirá em 2018 regras para demarcação

Ficou para 2018 o julgamento no STF de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que pode alterar a regularização das terras quilombolas. A ação foi ajuizada em 2004 pelo PFL (hoje DEM). A discussão foi interrompida em novembro, por pedido de vista do ministro Edson Fachin. A ADI 3.239 alega a inconstitucionalidade do decreto nº 4.887, assinado em 2003 pelo ex-presidente Lula. A ação argumenta que a regulamentação das terras deve ser definida pelo Legislativo e que não cabe ao poder público desapropriar áreas privadas - FSP, 29/12, Poder, p.A8.

Líder de reserva no Pará recebe prêmio

Maria Margarida Ribeiro da Silva, líder da Associação Comunitária Arimum, na Reserva Extrativista Verde para Sempre, no Pará, recebeu, em Bonn, Alemanha, no último dia 20 de dezembro, durante o Global Landcapes Forum, o Wangari Maathai Forest Champions Award. É um dos maiores prêmios de conservação ambiental do mundo, que reconhece indivíduos que ajudaram a proteger e gerir florestas de forma sustentável - FSP, 27/12, Ciência, p.B7.

 


Política Socioambiental



"O mundo espera que o Brasil apresente soluções para o meio ambiente"

Em entrevista ao jornal O Globo, a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirma que a cooperação sobre uso da terra entre Brasil e China será uma das prioridades do Painel de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente, órgão do qual é copresidente - O Globo, 26/12, Sociedade, p.21.

Sem exagero

"Não precisamos desmatar mais um hectare para aumentar nossa produção agropecuária. Nosso desafio é melhorar a eficiência no uso das terras já dedicadas à atividade, em especial as áreas de pecuária de baixa produtividade. Com isso, poderíamos zerar o desmatamento, aumentar a renda do produtor rural e tornar o Brasil uma bomba de remoção de carbono da atmosfera" artigo de Tasso Azevedo - O Globo, 27/12, Opinião, p.13.

 


Clima



Países tropicais buscam maneira de sobreviverem às mudanças do clima

Durante Global Landscapes Forum, realizado em Bonn, na Alemanha, em 19 e 20 de dezembro, muitos países concluíram que adaptar-se às mudanças climáticas e recuperar ecossistemas naturais degradados é uma questão de sobrevivência. As ilhas Maurício, por exemplo, pequeno país insular no Oceano Índico, sofrem com a iminente ameaça de ter boa parte de seu arquipélago tomado pelo avanço do mar - FSP, 28/12, Ciência,p. B7.

 


Trabalho Escravo



Governo volta atrás e revê regras do trabalho escravo

Depois de quase três meses de polêmica, o Ministério do Trabalho recuou e publicou nova portaria em 29/12, revertendo mudanças que constavam de portaria de 16 de outubro, atendendo a reivindicações da bancada ruralista. A nova portaria estabelece regras mais duras para fiscalização do trabalho análogo à escravidão e amplia as situações em que empregadores podem ser punidos por submeter trabalhadores a condições degradantes e jornadas exaustivas - FSP, 30/12, Mercado, p.A11.; O Globo, 30/12, Economia, p.19.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Acordo destinará mais de R$ 30 milhões para recuperação da Mata Atlântica em Santa Catarina
Funrural, desmatamento e trabalho escravo: Por que 2017 foi o ano da bancada ruralista
França é primeiro país do mundo a proibir exploração de gás e petróleo
O frio extremo do aquecimento global

Nenhum comentário: