Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Arqueologia, Código Florestal, Direito Socioambiental, Energia, Populações Tradicionais, Povos Indígenas, Resíduos Sólidos, Trabalho Escravo, UCs
Ano 17
04/01/2018


Direto do ISA



Tolerância ao trabalho escravo foi a pior marca de 2017

Muitos foram os retrocessos que clivaram o Brasil no ano que findou, mas nada foi tão aberrante e atentador a um mínimo padrão civilizatório quanto a tolerância a regimes de trabalho similares à escravidão. Leia artigo de Márcio Santilli, sócio-fundador do ISA - Blog do PPDS/ISA, 03/01.

Fica, vai ter luta em 2018!

O ano de 2017 foi repleto de ataques aos direitos socioambientais. Aqui vai nossa resposta e um convite para 2018: fica, vai ter luta! - Direto do ISA, 03/01.

 


Código Florestal



O código das calendas

"Com o terceiro adiamento do prazo para inscrever propriedades no Cadastro Ambiental Rural, ruralistas e seus aliados no governo desmoralizam a ideia de que o novo Código Florestal traria um armistício entre os que defendem o fim do desmatamento e os que o encaram como direito do produtor. Essa foi a contrapartida para as benesses que o Código Florestal aprovado em 2012 conferiu a desmatadores. Na prática, os que destruíram vegetação nativa de forma ilegal antes de 2008 receberam uma anistia –mais uma medida a indicar, para quem cumpre as regras, que há bem pouca vantagem em fazê-lo" - FSP, 04/01, Editoriais, p.A2.

 


Unidades de Conservação



Parques para o planeta

“Os gigantescos parques brasileiros ainda são irrelevantes no contexto de visitação global e na construção de nossa reputação de país conservacionista. Crescemos 11,5% no último ano, mas temos apenas 8,5 milhões de visitantes – antes 8 bilhões no resto do mundo”, artigo de Vinicius Lummertz - FSP, 04/01, Tendências/Debates, p.A3.

 


Resíduos Sólidos



Os últimos dias do lixão sem fim

Na capital federal, a menos de 18 km do Palácio do Planalto e do Congresso, no Distrito Federal, a montanha de detritos chega a 55 metros. É como se um prédio de 18 andares de lixo estivesse ali, construído sem nenhuma proteção prévia e aumentando a cada dia. Um cenário e uma rotina que agora têm data prevista para terminar: 20 de janeiro - FSP, 04/01, Cotidiano, p.B4.

 


Arqueologia



O mistério das meninas do Alasca

Análises genéticas dos restos mortais de duas crianças encontrados em um sítio arqueológico no Alasca, datados de 11,5 mil anos, indicaram que elas pertenciam a uma antiga população até agora desconhecida, conforme estudo publicado pela revista Nature. Os dados revelam a primeira evidência direta da população fundadora dos nativos americanos - O Globo, 04/01, Sociedade, p.23.

 

Nenhum comentário: