segunda-feira, 16 de maio de 2016

DESASTRE DE MARIANA !!!

M
Olá, James.

No dia 5 de maio o desastre em Mariana (MG) e no Rio Doce completou seis meses. Como se não bastassem as graves consequências para os moradores da região, comunidades ribeirinhas e o meio ambiente, ruralistas, o lobby das empreiteiras e políticos envolvidos na Operação Lava Jato querem acabar com o licenciamento ambiental, facilitando que novas tragédias aconteçam. 

Eles acham pouco uma tragédia só, James!

Os parlamentares querem aproveitar a crise política para aprovar no Congresso, na surdina, projetos que enfraquecem ou mesmo acabam com o licenciamento ambiental. Os principais são a PEC 65, o PL 3729 e o PLS 654/2015. Este último, inclusive, pode ser votado a qualquer momento no Senado! Se aprovadas, essas propostas vão inviabilizar salva-guardas socioambientais de obras e outros empreendimentos. Isso abre caminho para que o que aconteceu em Mariana (MG) volte a se repetir no nosso País.

O ISA trabalha para fortalecer a Justiça ambiental no Brasil, James. Um exemplo é o de Belo Monte: em junho de 2015, nós aqui no ISA lançamos o Dossiê Belo Monte, que apontava as principais consequências do desrespeito às condicionantes socioambientais da mega hidrelétrica. Foram 24 Ações Civis Públicas do Ministério Público Federal no Judiciário contra a obra, reconhecendo diversos pontos denunciados em nossas publicações. Mesmo com a obra já inaugurada, precisamos seguir na luta e nunca mais esquecer de Mariana. Pelas milhares de pessoas afetadas e pelas 19 pessoas que perderam suas vidas!

Precisamos da sua ajuda, James, para continuar influenciando políticas públicas que respeitem comunidades e o meio ambiente. Por isso, nos apoie nessa luta! Filie-se ao ISA. Basta acessar o site https://filiacao.socioambiental.org/ ou clicar no botão abaixo:
Quero me filiar ao ISA!
Clique aqui e saiba mais sobre  a PEC 65, a PL 3729 e PLS 654/2015 neste artigo publicado no site do ISA. Aproveite também para conhecer o Dossiê Belo Monte, publicado pelo ISA em novembro de 2015.

Contamos com você!

Muito obrigado,



André Villas-Bôas
Secretário Executivo
Instituto Socioambiental - ISA


Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8938 e fale com Ariel Gajardo ou escreva para ariel@socioambiental.org.



Nenhum comentário: