Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Os efeitos dos microplásticos nos organismos das zonas costeiras


plásticos

Microplásticos (partículas de plástico com menos de 5 mm) são um tipo abundante de detritos encontrados em ambientes salgados e de água doce.

Em um estudo na Limnology and Oceanography Letters, os pesquisadores demonstraram a transferência de microplásticos através da cadeia alimentar entre presas microscópicas e peixes larvais que vivem em ecossistemas costeiros. Eles também descobriram que a ingestão microplástica interfere no crescimento normal das larvas de peixes.
Os investigadores também analisaram os efeitos de um poluente comum (o pesticida DDT) que se liga às micropartículas nas águas costeiras. Os organismos não foram capazes de detectar ou discriminar a ingestão de micropartículas com altos níveis de DDT.
“Nossas descobertas indicam que a transferência trófica pode ser uma rota importante para a exposição microplástica nas teias alimentares estuarinas e que mesmo uma curta exposição a altos níveis de microplásticos pode prejudicar o crescimento de um importante peixe presa”, disse a autora principal Samantha Athey, da Universidade de Toronto . “Como os estuários são habitats incrivelmente produtivos que abrigam muitas de nossas espécies comerciais de frutos do mar nos Estados Unidos, é importante entender as fontes, o destino e os efeitos dos microplásticos e poluentes associados nesses sistemas”.
Referência:
Trophic transfer of microplastics in an estuarine food chain and the effects of a sorbed legacy pollutant
Samantha N. Athey Samantha D. Albotra Cessely A. Gordon Bonnie Monteleone Pamela Seaton Anthony L. Andrady Alison R. Taylor Susanne M. Brander
First published: 07 January 2020 https://doi.org/10.1002/lol2.10130

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/01/2020
Os efeitos dos microplásticos nos organismos das zonas costeiras, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/01/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/01/09/os-efeitos-dos-microplasticos-nos-organismos-das-zonas-costeiras/.

Nenhum comentário: