Powered By Blogger

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Espécies exóticas invadem áreas degradadas da Amazônia


desmatamento na Amazônia
Foto: EBC

Caros(as) colegas,
Uma surpresa comum é que ecossistemas perturbados frequentemente sustentam tantas (ou até mais) espécies quanto aquelas que são intocados. Por quê?
A resposta é que ambientes perturbados, como os afetados pela exploração madeireira, mineração ou poluição, geralmente contêm muitas espécies exóticas ou não nativas que invadiram o ecossistema.
O estudo Avian ecological succession in the Amazon: A long-term case study following experimental deforestation, que é bastante singular, mostra esse processo de invasão de espécies do coração da floresta amazônica.
Ele revela que muitas espécies de aves não nativas colonizaram a região à medida que a interrupção do habitat prossegue – e que esse processo começa quase instantaneamente quando a primeira estrada aparece. A maioria das ‘novas’ espécies são aves generalistas comuns que preferem florestas secundárias como habitat.
Portanto, à medida que cortamos rapidamente o mundo com estradas e desenvolvimento, estamos cada vez mais tornando-o hostil para espécies nativas e cada vez mais amigável para invasores generalistas. Fundamentalmente, não podemos simplesmente contar espécies e usá-las para avaliar a saúde biológica de um ecossistema.
Saudações a todos(as),
Bill
William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)
College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia
Referência:
Rutt, CL, Jirinec, V, Cohn-Haft, M, Laurance, WF, Stouffer, PC. Avian ecological succession in the Amazon: A long-term case study following experimental deforestation. Ecol Evol. 2019; 9: 13850– 13861. https://doi.org/10.1002/ece3.5822

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/01/2020
Espécies exóticas invadem áreas degradadas da Amazônia, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/01/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/01/14/especies-exoticas-invadem-a-areas-degradadas-da-amazonia/.

Nenhum comentário: