Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Mudanças climáticas e desmatamento podem dizimar o habitat das florestas tropicais de Madagascar até 2070

lêmure
Os lêmures são uma pedra angular cuja sobrevivência é fundamental para a saúde e a continuação da floresta tropical oriental de Madagascar. Um novo estudo sugere que leis rigorosas contra o desmatamento podem ser mais imediatamente cruciais para a sobrevivência de outras espécies. (Fonte: Rabe Franck)

The Graduate Center, CUNY*
Um novo estudo da Nature Climate Change descobriu que, se não for verificado, os efeitos combinados do desmatamento e da mudança climática induzida pelo homem podem eliminar todo o habitat da floresta tropical oriental de Madagascar até 2070, afetando milhares de plantas, mamíferos, répteis e anfíbios endêmicos da nação insular. No entanto, os autores do estudo também descobriram que as áreas protegidas ajudarão a mitigar essa devastação, enquanto os ambientalistas trabalham em busca de soluções de longo prazo para acabar com as emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas resultantes.
Madagascar – um centro de biodiversidade onde 80% a 90% de suas espécies animais e vegetais são exclusivas da área – foi devastada por décadas de desmatamento e super colheita. As atividades destruíram grande parte da cobertura da terra, que fornece habitat para uma variedade de animais únicos, incluindo variedades atualmente ameaçadas de lêmures. Agora, duas espécies de lêmures-de-bico-preto estão em perigo crítico, e esses animais desempenham um papel central na dispersão das sementes de várias espécies de plantas que fornecem alimento e abrigo para outros animais na floresta tropical.
“Devido ao seu papel essencial como dispersores de sementes e à sua sensibilidade à degradação do habitat, os lêmures servem como um indicador crítico da saúde de toda a floresta tropical oriental de Madagascar”, disse Andrea Baden, professor de antropologia no The Graduate Center, CUNY e Hunter College e investigador principal do estudo. “Quando projetamos o impacto do desmatamento e da mudança climática, descobrimos que o desmatamento sozinho e a mudança climática poderiam reduzir o habitat do lêmure em mais de 50%. Ainda mais alarmante, esses dois fatores juntos são projetados para dizimar essencialmente o habitat adequado da floresta tropical até o final do século. ”
Os dados dos pesquisadores sugerem que a velocidade e a intensidade da destruição da floresta tropical do leste de Madagascar serão grandemente determinadas pelo fato de o país instituir proteções rígidas contra o desmatamento ou um conjunto descontraído de políticas. A proteção de áreas florestais que abrigam lêmures e serve como elos de corredor de suas fortalezas é particularmente importante para a sobrevivência, dado seu papel como uma espécie-chave que permite a sobrevivência de um grande número de espécies animais e vegetais em uma das regiões mais biodiversas do mundo .
“Os resultados do nosso estudo serão úteis para organizações sem fins lucrativos, gestão de parques e a comunidade de conservação em geral”, disse Baden. “Nossos resultados indicam oportunidades de conservação em potencial para lêmures e qualquer um dos habitantes das florestas tropicais que dependem da cobertura e conectividade. Áreas protegidas são vitais para a persistência das espécies. ”
Num relance
Estudo recentemente publicado na Nature Climate Change detalha as previsões de dados e identifica áreas florestais prioritárias que devem ser direcionadas para proteção e conservação da biodiversidade
* Os pesquisadores fornecem modelos preditivos que mostram os prováveis efeitos das mudanças climáticas e do desmatamento induzidos pelo homem como causas individuais e combinadas da destruição de habitats e espécies.
* Os cientistas empregam um estudo de caso de dois lêmures criticamente ameaçados, usando três décadas de pesquisa em Madagascar para analisar ameaças à floresta tropical oriental do país.
* Os resultados identificaram áreas de floresta intacta que poderiam ser priorizadas para proteção, a fim de permitir a resiliência e a sobrevivência de espécies ameaçadas.
Referência:
Morelli, T.L., Smith, A.B., Mancini, A.N. et al. The fate of Madagascar’s rainforest habitat. Nat. Clim. Chang. 10, 89–96 (2020) doi:10.1038/s41558-019-0647-x

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/01/2020
Mudanças climáticas e desmatamento podem dizimar o habitat das florestas tropicais de Madagascar até 2070, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 3/01/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/01/03/mudancas-climaticas-e-desmatamento-podem-dizimar-o-habitat-das-florestas-tropicais-de-madagascar-ate-2070/.

Nenhum comentário: