Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Estudo da liga disparidades históricas de moradias com impactos climáticos perigosos

O calor extremo mata mais pessoas nos Estados Unidos do que qualquer outro tipo de risco climático e provavelmente se tornará ainda mais mortal devido às mudanças climáticas.

No entanto, o calor extremo não afeta todas as pessoas igualmente. As temperaturas da superfície em diferentes bairros de uma única cidade podem variar em 20 graus (F), tornando algumas pessoas mais expostas ao risco de temperaturas perigosas.
Por Summer Allen* **
Um novo estudo de pesquisadores do Museu de Ciência da Virgínia e da Universidade Estadual de Portland, com a assistência de um estudante da Universidade Virginia Commonwealth, é um dos primeiros a vincular políticas históricas de habitação nos Estados Unidos à exposição desigual ao calor.
“Descobrimos que os bairros urbanos aos quais os serviços municipais e o apoio à propriedade dos quais foram negados em meados do século 20 agora têm as áreas mais quentes em quase todas as 108 cidades que estudamos”, disse Vivek Shandas, professor de planejamento e estudos urbanos, na Universidade Estadual de Portland.
“Nossa preocupação é que esse padrão sistêmico sugira um sistema de planejamento lamentavelmente negligente que privilegie comunidades mais ricas e mais brancas. Como as mudanças climáticas trazem ondas de calor mais quentes, mais frequentes e mais longas, os mesmos bairros historicamente carentes – geralmente onde residem famílias de baixa renda e comunidades de cor ainda vivem – terão, como resultado, maior impacto ”.
Jeremy Hoffman, do Museu de Ciência da Virgínia, e Nicholas Pendleton, ex-aluno da Virginia Commonwealth University, também contribuíram para o estudo, que foi publicado na revista Climate na segunda-feira, 13 de janeiro. Os pesquisadores examinaram a relação entre as temperaturas da superfície do verão, derivadas de imagens de satélite, e as políticas históricas de habitação, especificamente a “redlining”, em 108 cidades dos Estados Unidos.
Bairros com menos espaço verde e mais concreto e pavimento são mais quentes em média, criando ‘ilhas de calor’. Em um estudo anterior de Portland, Oregon, Shandas e colegas descobriram que famílias de baixa renda e comunidades de cor tendem a viver em ilhas de calor. Eles encontraram efeitos semelhantes em outras cidades e queriam saber o porquê.
Para explorar essa questão, eles examinaram a relação entre o “alinhamento” e o calor da superfície. A partir da década de 1930, políticas habitacionais discriminatórias classificaram alguns bairros – designados com linhas vermelhas – como muito perigosos para investimentos. Assim, os residentes em bairros “redline” foram negados empréstimos à habitação e seguros. Essas áreas continuam a ser predominantemente o lar de comunidades de baixa renda e de cor. Enquanto a prática de redefinição de linhas foi proibida em 1968, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos herdados de tais políticas no contexto de aumento de temperatura.
O estudo constatou que bairros anteriormente redline são mais quentes que todos os outros bairros em 94% das 108 cidades estudadas. Em particular, os pesquisadores descobriram que os bairros redline em todo o país são cerca de 5 graus Fahrenheit mais quentes, em média, do que os bairros não redline. No entanto, em algumas cidades as diferenças são muito mais acentuadas. Por exemplo, as cidades de Portland, Oregon, Denver, CO e Minneapolis, MN apresentaram as maiores diferenças de calor entre áreas com linhas vermelhas e sem linhas – até 12,6 graus Fahrenheit.
“Acho que qualquer pessoa que mora hoje nesses bairros lhe dirá que está quente durante uma onda de calor”, disse Hoffman. “Mas esse não é realmente o ponto. Eles não estão apenas enfrentando ondas de calor mais quentes com os riscos associados à saúde, mas também sofrem potencialmente com contas de energia mais altas, acesso limitado a espaços verdes que aliviam o estresse e mobilidade econômica limitada ao mesmo tempo. Nosso estudo é apenas o primeiro passo na identificação de um roteiro para uma resiliência climática equitativa, abordando esses padrões sistêmicos em nossas cidades. ”
Existem maneiras de mitigar os efeitos do calor extremo em populações potencialmente vulneráveis ??por meio do planejamento urbano, e os pesquisadores querem que este estudo leve a mudanças na maneira como projetamos nossas cidades e bairros.
“Tendo trabalhado com dezenas de cidades para apoiar a criação de planos de mitigação de calor, queremos reconhecer que nem todos os bairros são iguais”, disse Shandas. “No entanto, ao reconhecer e centralizar os erros históricos da profissão de planejador no século passado, como as políticas de exclusão de moradia ‘redlining’, temos uma chance maior de reduzir os impactos na saúde pública e na infraestrutura de um planeta em aquecimento”.
Referência:
The Effects of Historical Housing Policies on Resident Exposure to Intra-Urban Heat: A Study of 108 US Urban Areas
by Jeremy S. Hoffman, Vivek Shandas and Nicholas Pendleton
Climate 2020, 8(1), 12; https://doi.org/10.3390/cli8010012

Demonstração do grau de segurança HOLC - LST e análise da cobertura do solo para Richmond, VA
Demonstração do grau de segurança HOLC – LST e análise da cobertura do solo para Richmond, VA

* Com informações da Portland State University.
** Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/01/2020
Estudo da liga disparidades históricas de moradias com impactos climáticos perigosos, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/01/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/01/15/estudo-da-liga-disparidades-historicas-de-moradias-com-impactos-climaticos-perigosos/.

Nenhum comentário: