Iniciativa conta histórias de pesquisadoras que se destacam pelos seus esforços voltados para a conservação do meio ambiente
Projeto é liderado pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa – ouça também no Spotify
“Nunca acreditei quando alguém me dizia que eu não poderia fazer algo ou que aquilo não daria certo. Quanto mais me diziam que eu não ia conseguir, mais vontade eu tinha”. A frase é da bióloga e pesquisadora do Projeto Meros do Brasil, Beatrice Padovani, personagem do primeiro episódio da websérie Mulheres na Conservação, que conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. O projeto, idealizado pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa, conta as trajetórias de mulheres que se destacam pelos seus esforços em iniciativas voltadas para conservação ambiental. Inclusive, muitas delas são responsáveis por salvar espécies brasileiras ameaçadas de extinção.
“Eu e o João acreditamos muito nesse projeto, pois o Brasil é um dos países no mundo em que as mulheres mais assinam pesquisas científicas. Chegou a hora de espalhar essas boas notícias. Em pleno século XXI, a igualdade de gênero ainda é um tema que precisa ser trabalhado na sociedade. Por isso precisamos dar luz ao trabalho resiliente dessas mulheres que fazem a diferença. E, certamente, servem de inspiração para todos”, enfatiza Paulina Chamorro. A jornalista explica ainda que ao evidenciar o trabalho e a dedicação dessas profissionais pela natureza do Brasil espera-se manter viva a inspiração às novas gerações de pesquisadoras, biólogas, estudantes, guarda-parques, guias, educadoras, ou qualquer outra profissão que esteja relacionada a conservação.
A presidente da Fundação Toyota do Brasil, Viviane Mansi, conta que o relacionamento entre a entidade e a jornalista e ambientalista já existe há muitos anos. “Quando a Paulina nos apresentou o Mulheres na Conservação, percebemos que se tratava de um projeto que merece destaque e fizemos questão de apoiá-lo”, explica.
Na visão da executiva, que também acumula a função de diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a região da América Latina e Caribe, falar de questões ambientais globais pela perspectiva da mulher contribui para avançarmos no entendimento da questão. “Embora a equidade de gênero ainda seja um desafio global, o Brasil tem excelentes exemplos de lideranças femininas que protagonizam resultados muitos positivos para proteção do meio ambiente”, afirma.
Ao todo, a websérie conta com cinco episódios, que serão veiculados no Facebook da Fundação Toyota do Brasil e nos perfis no Instagram @fundacaotoyotadobrasil e no @mulheresnaconservacao. O último episódio desta temporada, que será exibido em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, é com Neiva Guedes, bióloga idealizadora do Projeto Arara Azul, patrocinado pela instituição.
Veja a relação de inspirações femininas da websérie Mulheres na Conservação e suas respectivas causas ambientais. É possível conferir todas as entrevistas nos canais da Fundação Toyota:
– Episódio 01, com Beatrice Padovani, pesquisadora do Projeto Meros do Brasil
– Episódio 02, com Patrícia Médici, pesquisadora do estudo sobre antas
– Episódio 03, com Karen Strier, coordenadora do Projeto Muriqui de Caatinga
– Episódio 04, com Flavia Miranda, coordenadora do Projeto Tamanduá
– Episódio 05, com Neiva Guedes, pesquisadora do Projeto Arara Azul
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Há 10 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. Além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira.
Na área da educação, a Fundação Toyota do Brasil aplica uma metodologia exclusiva da montadora em órgãos públicos e em ONGs a fim de reduzir o consumo de recursos naturais das cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas e Sorocaba por meio do projeto Ambientação.
Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.
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