Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Satélite capta nuvem de fumaça provocada por incêndio em SC

Imagens de fogo químico são raras no País


Satélite capta nuvem de fumaça provocada por incêndio em SC<br /><b>Crédito: </b> MetSul / Reprodução / CP
Satélite capta nuvem de fumaça provocada por incêndio em SC
Crédito: MetSul / Reprodução / CP

Imagens de satélite registram a coluna de fumaça provocada pelo incêndio em uma fábrica de fertilizantes no município catarinense de São Francisco do Sul, segundo a MetSul Meteorologia. A tendência, segundo dados analisados, é de que o vento em superfície na região (10 metros) continue a soprar nesta quinta-feira entre o Sul e o Sudeste com fraca intensidade, apresentando velocidade média de 10 km/h a 20 km/h.

A fumaça se estende por uma extensa área e alcança o Litoral Sul do Paraná, por isso a dispersão dependerá de vento também em níveis baixos da atmosfera. A MetSul Meteorologia processou uma rodada especial com modelo de trajetória e dispersão atmosférica do NOAA, com foco em São Francisco do Sul, que indica a tendência da fumaça avançar para o Norte e depois o Oeste nas próximas 24 horas. A densidade da fumaça química é maior nas proximidades do município, mas em longas distâncias há dispersão e tende a se tornar quase imperceptível.

Nessa quarta-feira, a fumaça era vista avançando da costa para o Norte de Santa Catarina devido à direção do vento, alcançando a região de Guaratuba e da baía de Guaratiba, no Litoral Sul do Paraná. Segundo a MetSul, é comum se observar em imagens de satélite a fumaça resultante de incêndios no País, mas é a primeira vez que se vê de uma ação não natural, ou seja, de fogo industrial/químico, o que evidenciaria a gravidade e dimensão do sinistro.

Em outras partes do mundo, também é raro se observar por satélite fumaça de incêndios que não sejam florestais ou de queimadas. Um episódio de grandes proporções ocorreu em dezembro de 2005 no Sul da Inglaterra. Incêndio enorme atingiu durante vários dias consecutivos o terminal de depósito de petróleo localizado em Hertfordshire, em episódio conhecido como “Buncefield Fire”. A fumaça negra cobriu o Sul da Inglaterra, alcançou até Londres e podia ser vista nas imagens de satélite.

Previsão do tempo
O tempo deve seguir bom nesta quinta e sexta em São Francisco do Sul com sol e nuvens, esperando-se maior quantidade de nuvens amanhã. O tempo se instabiliza na cidade durante o sábado com alta probabilidade de chuva. A temperatura não muda muito e segue em valores agradáveis até amanhã com sensação de frio no período noturno.
Fonte: MetSul

Nenhum comentário: