Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MANCHETES SOCIOAMBIENTAIS - 19/09/2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agropecuária, Cidades, Energia, Mineração, Povos Indígenas, Turismo
Ano 13
19/09/2013

 

Direto do ISA

 
  Presidenta da Funai prometeu que a retirada completa de ocupantes não índios da Terra Indígena Apyterewa, no leste do Pará, será feita em abril de 2014. Medida foi definida como condicionante de licença de hidrelétrica e deveria ter sido atendida em 2010 - Direto do ISA, 19/9.
  A paralisação foi motivada pelo anúncio da demissão de 100 trabalhadores e da mudança do local dos pagamentos dos salários - Direto do ISA, 18/9.
  Participam da discussão Márcio Santilli (ISA), Kléber Karipuna (Apib), Márcio Astrini (Greenpeace) e o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) - Blog do PPDS, 19/9.
   
 

Turismo

 
  Uso de medidas que respeitam o meio ambiente ganha força nos hotéis brasileiros. Deixar um bilhete perguntando se o hóspede faz ou não questão de trocar a toalha e dizer que isso ajuda o meio ambiente já virou senso comum nos hotéis do país. A hotelaria nacional está buscando novas medidas ligadas à sustentabilidade. Geração de energia alternativa, reutilização de água e atenção à comunidade local têm se tornado padrão em hotéis que se classificam como ecologicamente corretos. A tendência faz sentido no Brasil: em uma pesquisa do site TripAdvisor com 35.042 pessoas de 26 países, 90% dos brasileiros disseram achar importante que um hotel adote práticas sustentáveis, mais do que em qualquer outro país - a média global foi de 79% - FSP, 19/9, Turismo, p.F1a F6.
  "Outro dia, em Ubatuba, eu me hospedei numa pousada a 50 metros da praia, mas não cheguei a ver o mar. O objetivo de minha viagem era outro: observar aves. Ubatuba, no litoral paulista, é uma cidade ideal para 'passarinhar'. Ela é cercada por uma das maiores áreas intactas de mata atlântica, bioma que possui a segunda maior variedade de aves do Brasil (mais de 750 espécies), depois da Amazônia. Fica ao pé da serra do Mar, cujas muitas altitudes abrigam várias espécies de pássaros. A melhor época para observar aves em Ubatuba é agora: entre meados de setembro, quando elas começam a acasalar e construir ninhos, e meados de outubro, quando a mudança no clima confere à cidade seu apelido de 'Ubachuva'", artigo de Michael Kepp. - FSP, 19/9, Turismo, p.F8.
   
 

Cidades

 
 
"No próximo domingo será comemorado, mais uma vez, o Dia Mundial Sem Carro. A meteorologia prevê tempo bom. Portanto, será uma ótima oportunidade para fazer uma caminhada, andar de bicicleta e, principalmente, pensar sobre o tema. Até quando vamos continuar convivendo, da mesma maneira, com este símbolo anacrônico do estilo de vida que a humanidade, ou parte dela, decidiu adotar?", coluna de Agostinho Vieira - O Globo, 19/9, Economia, Verde, p.27.
  "A proposta da FNP traz à baila a necessidade de se revisar a política de priorização do automóvel como principal meio de deslocamento da população. Essa política, alimentada por constantes subsídios e incentivos fiscais, levou ao modelo de cidade que temos hoje, composta por um sistema de transporte público sucateado, congestionamentos crescentes e a marginalização de uma parcela cada vez maior da população, que, excluída do transporte coletivo - seja pela alta tarifa ou pela extensão insuficiente do sistema -, não consegue ter acesso à cidade e aos serviços essenciais que ela guarda. A questão se torna ainda mais grave pelo fato de o setor de transportes ser o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do país (9%). Na cidade de São Paulo, o setor responde por quase 60% das emissões do município", artigo de Sérgio Leitão e Bárbara Rubim, do Greenpeace - Valor Econômico, 19/9, Opinião, p.A14.
   
 

Geral

 
  A presidente Dilma Rousseff deve enviar hoje mensagem ao Congresso retirando a urgência do projeto relativo ao novo Código de Mineração. O entendimento foi costurado na manhã de ontem no Palácio do Planalto. O projeto, de autoria do Executivo, bloqueia a pauta do plenário da Câmara desde o início do semestre, impedindo a votação de projetos de interesse dos parlamentares - Valor Econômico, 19/9, Política, p.A6.
  Países que têm agricultura em escala industrial, como o Brasil, precisam reagir drasticamente para evitar sérios problemas ambientais no rastro de mudanças climáticas, segundo um relatório da Agência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), divulgado ontem. "A produção mundial de carnes é responsável por 20% de todas as emissões de gases de efeito estufa", exemplificou Ulrich Hofmann, um dos autores do relatório. Enquanto a Unctad divulgava em Genebra seu relatório, em Bruxelas a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentava um estudo no qual constata que as preocupações ambientais têm baixa prioridade nas políticas de subsídios ao setor agrícola. Segundo a Unctad, os governos não contam os custos ambientais da agricultura industrial - Valor Econômico, 19/9, Agronegócios, p.B13.
  "Um grupo de pesquisadores e de entidades que se opõem à construção de usinas hidrelétricas na Amazônia reuniu suas ideias numa publicação que pretende 'contribuir para o debate entre governo e sociedade sobre oportunidades e desafios para o setor elétrico brasileiro' (O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século XXI: Oportunidades e Desafios). É uma boa iniciativa, que incentiva o debate. Por exemplo, o último capítulo propõe 'jogar todas as fichas' na energia eólica, na solar, na das marés e na repotenciação de hidrelétricas antigas. Nenhuma outra fonte deveria ser considerada. Lamentavelmente, não se trata de uma alternativa que possa ser acatada. A médio prazo, resultaria num novo racionamento ou na extraordinária elevação do custo de energia elétrica", artigo de Jerson Kelman - OESP, 19/9, Economia, p.B2.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: