Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Documentário sobre sustentabilidade no campo é lançado em São Paulo



por Paolla Yoshie, especial para a Envolverde – 
“Campo e Sustentabilidade” é um documentário dirigido por Sérgio Lopes, que estreou no Cine Petra Belas Arte, em São Paulo. Em uma única sessão, a exibição lotou a sala Carmen Miranda para assistir ao filme. Ele retrata os problemas que o ecossistema vem sofrendo nos últimos anos. 
O cinema é uma das formas mais eficientes de comunicação e transmissão de conhecimento. Segundo o diretor Sérgio Lopes, o audiovisual consegue rapidamente fazer as pessoas entenderem a necessidade de se engajar. Principalmente, sobre a questão da sustentabilidade, o público consegue, na mistura de posições, pensamentos e exemplos  esse resultado mais rápido.
O filme, no primeiro momento, aborda diversas temáticas envolvendo a produção de alimentos, no atual cenário de crescimento populacional, e seus efeitos na biodiversidade.  Em seu desenrolar, ele dá voz para de toda cadeia produtiva, passando pelos setores da pesquisa, produtividade, tecnologia, financiamento e do ativismo. 
Logo após a exibição, foi realizado um bate papo com o público, com quatro participantes do documentário, ali presentes. Para Lopes, essa é uma das formas de “ provocar e instigar  as pessoas. E se colocarem como atores da sustentabilidade e não como expectadores.” 
Esse não foi o primeiro filme do diretor  sobre esta temática. Ele já havia produzido dois documentários, o primeiro, em parceria com a Ong Banco de Alimentos o “ Cultura do Desperdício” que fala em consumo, descarte indevido, mas tendo o alimento como foco principal.  O segundo, em parceria com a Revista Saneamento Ambiental, com a “A água que falta”, relatando as questões de racionamento e desperdício. 
Este terceiro documentário, Sérgio Lopes conta que “era uma época que estava eclodindo o assunto da amazônia. A sinalização de que o governo vai ser um pouco mais limitado na questão da vigilância, nas florestas.” Sua produção foi uma consequência de questionamentos que ficou ao gravar o seu segundo filme. 
O “Campo e Sustentabilidade” foi incentivado pela Lei Rouanet, e passará por uma série de exibições em janeiro. “ Nossa contrapartida social, é doar DVDs desse filme para escolas, exibir ele fora do grande centro de São Paulo, indo para a periferia.” acrescentou Lopes. 
“Em ‘Campo e Sustentabilidade’ a gente termina ele falando do caminho para a tecnologia. A grande chave para mudar a questão da produção do campo, aparentemente, vai passar pela tecnologia. E quando você pensa em tecnologia você fala e o descarte do lixo eletrônico, para onde vai?” questiona Lopes. Por isso, para o ano que vem, o diretor confirma um novo documentário que está em fase de captação, “Consumo Insustentável – Para onde vai seu lixo eletrônico?”. Lopes explica que esse projeto “ tem como objetivo ativar o debate e despertar a consciência de usuários e consumidores de equipamento eletrônicos”.  (#Envolverde))

Nenhum comentário: