Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Aventura pelo interior do Brasil inspira projeto para plantar mais de 1 bilhão de árvores nativas no Araguaia

Livro No Risk, No Life, de Ben Valks, narra as aventuras do ativista pelo continente americano e a origem da Black Jaguar Foundation
Uma jornada de aventuras pelas Américas foi a semente para a criação de uma organização que está trabalhando para plantar mais de 1 bilhão de árvores nativas na bacia do rio Araguaia. Começa no Alasca a incrível história de Ben Valks, empresário holandês que resolveu fazer uma pausa na carreira de comércio exterior para correr a Iditarod, a mais radical corrida de cães na neve do mundo.
Ben cresceu ouvindo um ditado holandês que o inspira todos os dias: o impossível jaz no cemitério ao lado da falta de vontade. As aventuras de No Risk, No Life, do Alasca à Patagônia chilena, são uma prova de que o ditado corre no sangue de Ben. A história é uma incrível sucessão riscos e superação de adversidades ao longo de estradas de todos os tipos – de boas rodovias da América do Norte a isolados trechos de floresta na Amazônia.
O livro percorre paisagens por todo o continente, mas é no Brasil que o aventureiro encontra a motivação para um projeto que mudou sua vida e começa a mudar a paisagem do entorno do Araguaia. Em busca da onça-preta, Ben passa quatro meses no interior do Tocantins, e sai da experiência determinado a contribuir para restaurar a fragmentada paisagem do Corredor de Biodiversidade do Araguaia.
De volta à Holanda após o ciclo de aventuras pelas Américas, Ben resolveu colocar toda sua energia criativa e experiência profissional a serviço da restauração ecológica em larga escala no Brasil. A Black Jaguar Foundation nasceu em 2011 com um objetivo claro: plantar milhares de árvores nativas do Cerrado e da Amazônia ao longo de 1 milhão de hectares na bacia do rio Araguaia.
O corredor criará uma artéria verde que se tornará uma das maiores do planeta, com 2.600 quilômetros de extensão e até 40 quilômetros de largura, seguindo o curso dos rios. Além do apoio de renomados parceiros técnicos e de doadores dos cinco continentes, o projeto desenvolve parcerias com os proprietários rurais locais, que percebem os benefícios da regularização ambiental de suas terras e se tornam embaixadores e guardiões do Corredor.
Em tempos de notícias cada vez mais catastróficas sobre a destruição da natureza e as mudanças do clima, Black Jaguar Foundation trabalha com base na esperança e na colaboração. Sua missão está ajudando a fazer diferença e a restaurar dois dos ecossistemas mais importantes do mundo, no coração do Brasil.
Totalmente dependente de doações, o projeto já plantou mais de 50 mil árvores. O valor obtido com a venda do livro será totalmente investidos na Black Jaguar Foundation.
Serviço
No Risk, No Life
Ben Valks
 e Brenda Smeenge
À venda no link https://www.black-jaguar.org/pt-br/livro/

Um comentário:

Adriana Roos disse...

Parabéns! São iniciativas como essa que precisamos ter no mundo, para a mudança necessária para a sobrevivência de muitas espécies de n osso plneta, inclusive a nossa. Esta semana iremos começar a plantar nas margens do Rio Paraiba do Sul, mara refazer a mata ciliar... que venham mais pessoas como nós... nosso projeto é pequeno, ainda, com apenas 30 árvores inicialmente, mas inspirada nessa leitura, quem sabe ele cresce?