Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Emergência Climática – Ondas de calor podem aumentar substancialmente até meados do século, diz novo estudo


ondas de calor
Onda de calor extremo, em julho de 2019. Imagem: WMO

Nosso planeta está assando sob o sol neste verão, quando as temperaturas atingem as mais quentes já registradas e as ondas de calor se espalham pelo mundo. Enquanto o clima continua quente, os cientistas esperam que a frequência e a intensidade das ondas de calor aumentem. No entanto, um aspecto comumente esquecido é o tamanho espacial das ondas de calor, apesar de suas importantes implicações.
NOAA Climate Program Office’s Climate Observations and Monitoring Program*
Pela primeira vez, em um novo estudo, cientistas financiados em parte pelo Programa de Observação e Monitoramento Climático do Escritório do Programa Climático da NOAA examinaram esse aspecto sob dois cenários diferentes. Eles descobriram que em meados do século, em um cenário de emissões médias de efeito estufa, o tamanho médio das ondas de calor poderia aumentar em 50%. Sob altas concentrações de gases de efeito estufa, o tamanho médio pode aumentar em 80% e as ondas de calor mais extremas podem dobrar de tamanho.
“À medida que o tamanho físico dessas regiões afetadas aumenta, mais pessoas ficam expostas ao estresse térmico”, disse Brad Lyon, professor associado de pesquisa da Universidade do Maine e principal autor do novo artigo publicado na Environmental Research Letters . “Ondas de calor maiores também aumentariam as cargas elétricas e o pico de demanda de energia na rede, à medida que mais pessoas e empresas ligassem o ar condicionado em resposta”.
Além do tamanho da onda de calor e da população exposta, os autores descobriram que atributos relacionados como duração, magnitude e graus-dia de resfriamento (uma medida para uso de energia) poderiam aumentar substancialmente. No entanto, Lyon observou que esses resultados não eram particularmente surpreendentes.
“Um aumento em atributos como magnitude e duração é consistente com as expectativas de um clima quente”, disse Lyon. “O que há de novo em nosso estudo é a maneira como os calculamos, o que nos permitiu considerar o tamanho como uma nova dimensão de onda de calor.”
O tamanho das ondas de calor é importante para as comunidades
Pesquisas anteriores geralmente calculavam estatísticas de ondas de calor no nível local – computando atributos como frequência para cada local ou ponto de grade e, em seguida, agregando os resultados para ver padrões espaciais. Neste estudo, os autores acompanharam ondas de calor e quantificaram seus atributos como regiões conectadas que se movem e mudam de tamanho e força ao longo da vida.
“É como assistir o que grupos de pessoas estão fazendo enquanto se movem juntos em um parque, em vez de apenas contar quantas pessoas de todos esses grupos entraram no parque”, disse Lyon.
Os autores explicaram que o estresse adicionado de uma onda de calor contínua em uma região é muito diferente das condições dispersas que se somam a uma área do mesmo tamanho.
“Se você tiver uma grande onda de calor contígua em uma área altamente povoada, seria mais difícil atender a demanda elétrica máxima do que em várias áreas com ondas de calor menores que, quando combinadas, são do mesmo tamanho”, disse Tony Barnston, chefe de previsão do Instituto Internacional de Pesquisa da Universidade de Columbia para Clima e Sociedade e co-autor do artigo.
Ao analisar as ondas de calor sob essa perspectiva, os autores puderam avaliar como o tamanho de uma onda de calor, além de fatores como sua intensidade e frequência, pode impactar as comunidades.
Considere o tamanho da onda de calor no planejamento futuro
Os autores observam que sua nova abordagem poderia ajudar as concessionárias a testar a capacidade de seu sistema de energia para atender aos requisitos de demanda durante ondas de calor espacialmente extensas. Essas informações podem informar as decisões de gerenciamento e o planejamento para o futuro.
“O tamanho da onda de calor é outra dimensão do calor extremo em que as pessoas não necessariamente pensam”, disse Lyon. “É um ponto de vista diferente para vê-los e avaliar seus impactos.”
“E, como o estudo sugere, se os gases de efeito estufa e, consequentemente, os tamanhos das ondas de calor continuarem a aumentar, o mesmo ocorreria com os impactos nos sistemas de energia e saúde pública de nosso país.”
Referência:
Projected increase in the spatial extent of contiguous U.S. summer heat waves and associated attributes
Bradfield Lyon, Anthony G Barnston, Ethan D Coffel and Horton Radley
http://dx.doi.org/10.1088/1748-9326/ab4b41

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/10/2019
Emergência Climática – Ondas de calor podem aumentar substancialmente até meados do século, diz novo estudo, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/09/emergencia-climatica-ondas-de-calor-podem-aumentar-substancialmente-ate-meados-do-seculo-diz-novo-estudo/.

Nenhum comentário: